ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 11 de junho de 2011

AO DOTOR DO AVIÃO - Patativa do Assaré (POESIA E ÁUDIO)







AO DOTOR DO AVIÃO - Patativa do Assaré





Seu doto, fique ciente,
Tudo aqui tá bem contente
Proque no sertão chuveu.
Tudo mudou de sintido,
Tem mio e fejão nascido
E a chapada enverdeceu.

Toda noite e demenhã
O sunga neném e a rã,
A gia e o foi-não-foi,
Canta e não pára um momento,
Com o acompanhamento
Do berro do sapo-boi.

Onde as água já fez poço,
Que beleza, que colosso,
Se uvi os sapo cantá,
O cururu baculeja,
Munto devoto a rezá.

E inquanto o pobre rocêro
Todo esperto e prazentêro,
Trata do trabaio seu,
Depressa fazendo as pranta,
Todo passarinho canta
Com as voz de Deus lhe deu.
De verde a terra se cobre,
Do sofrimento dos pobre
Jesus agora deu fé;
A chuva aqui não foi fraca
Escangajou a barraca
Do compadre Zé Quelé.

Senhô doto, me perdoi,
Porém, estas chuva foi
Obra das leis natura,
É esta, que é a chuva nossa,
Eu nunca segurei roça
Com chuva artificiá.

No Nordeste do país
O doto propaga e diz
Que o avião faz chuvê.
Se o senhô tanto comenta.
Porque no ano 70
Dexou tudo se perdê?

Com as chuva de artifiço
Porque não fez benifiço
Ao povo do Ceará?
Socorrendo esta pobreza
Pra não dá tanta despesa
À Sudene e à Cobá?
Se Jesus não socorresse
E o povo daqui vivesse
Esperando a solução
Da sua triste ingrisia,
Eu sei que tudo morria
Sem vê um pé fejão.

A chuva que moía e cria
E quando o relampo bria,
Depois estôra o truvão;
Dêrne o vale até a serra,
Nunca vi chuva na terra
Mandada por avião.

Quando as nuve se avoluma,
Formando uma grande ruma
Que não pode resisti
Cai a chuva verdadêra
De roncá na cachuêra
E o morro se demoli.

Seu doto, tome conseio,
Já que este seu apareio
Não pode inverno mandá
Impregue em ôtro trabaio
Arranje ôtro quebra gaio,
Que deste jeito não dá.

Chuvê quero porque quero,
Ê coisa que eu não tolero
E é fato que eu nunca vi,
Eu vivo inda incabulado,
Porque no ano passado
A minha roça eu perdi.

Seu avião, seu bisôro,
Tá fazendo um grande agôro
Cronta as coisa natura,
Respeite o Deus Verdadêro,
Não mexa nos nevuêro,
Seu doto, vá se aquetá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home