ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

domingo, 12 de junho de 2011

Boa‑Noite - Castro Alves (Poesia e Áudio)







Boa‑Noite - Castro Alves

Veux‑tu donc partir? Le jour est encore éloigné

C'était le rossignol et non pas l'aloustte

Dont le chant a frappé ton oreille inquiete;

Il chante la nuit sur les branches de ce grenadier,

Crois‑moi, cher ami, c'était le rossignol.

SHAKESPEARE

Boa-noite, Maria! Eu vou‑me embora.

A lua nas janelas bate em cheio.

Boa‑noite, Maria! É tarde... é tarde...

Não me apertes assim contra teu seio.

Boa‑noite!... E tu dizes — Boa‑noite.

Mas não digas assim por entre beijos...

Mas não mo digas descobrindo o peito

— Mar de amor onde vagam meus desejos.

Julieta do céu! Ouve... a calhandra

Já rumoreja o canto da matina.

Tu dizes que eu menti?... pois foi mentira...

. . . Quem cantou foi teu hálito, divina!

Se à estrela‑d'alva os derradeiros raios

Derrama nos jardins do Capuleto,

Eu direi, me esquecendo d'alvorada:

"É noite ainda em teu cabelo preto..."

E noite ainda! Brilha na cambraia

—Desmanchado o roupão, a espádua nua —

O globo de teu peito entre os arminhos

Como entre as névoas se balouça a lua...

É noite, pois! Durmamos, Julieta!

Recende a alcova ao trescalar das flores,

Fechemos sobre nós estas cortinas...

—São as asas do arcanjo dos amores.

A frouxa luz da alabastrina lâmpada

Lambe voluptuosa os teus contornos...

Oh! Deixa‑me aquecer teus pés divinos

Ao doudo afago de meus lábios mornos.

Mulher do meu amor! Quando aos meus beijos

Treme tua alma, como a lira ao vento,

Das teclas de teu seio que harmonias,

Que escalas de suspiros, bebo atento!

Ai! Canta a cavatina do delírio,

Ri, suspira, soluça, anseia e chora...

Marion! Marion!... É noite ainda.

Que importa os raios de uma nova aurora?!...

Como um negro e sombrio firmamento,

Sobre mim desenrola teu cabelo...

E deixa‑me dormir balbuciando:

—Boa‑noite! —, formosa Consuelo!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home