ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

domingo, 28 de agosto de 2011

ESTADO DE SÍTIO (VÍDEO COMPLETO)


Por Luis Carlos

O segundo Vídeo Completo sobre a temática que fizemos referência, “America Latina através de filmes e documentários”, é Estado de Sítio.

Antes do Vídeo, vejamos uma pequena introdução, a sinopse e um resumida referência histórica do filme que estamos expondo:

“Estado de Sítio (État de siège) é um filme franco-teuto-italiano de 1972 dirigido por Costa-Gavras.

O roteiro é do próprio diretor, baseado em livro de Franco Solinas, com música de Mikis Theodorakis. A história se baseia em fatos reais: o sequestro no Uruguai do agente americano Dan Mitrione (1970) e do cônsul brasileiro Aloísio Mares Dias Gomides (1971) pelos Tupamaros.

Sinopse

Em Montevidéu, Philip Michael Santore, um funcionário americano da entidade AID, é raptado por um grupo de guerrilha urbana de extrema-esquerda autodenominado Tupamaros. Mais duas autoridades são raptadas no mesmo dia, o cônsul Campos, do Brasil, e um outro, sendo que esse consegue escapar. Durante o interrogatório pelos captores encapuzados, Santore se diz um simples técnico mas é confrontado com evidências de que sua missão real é instruir políciais de vários países sul-americanos, ensinando métodos questionáveis tais como tortura, intimidação e assassinatos sem julgamento, o que levaria a formação de "Esquadrões da Morte", acobertados pelas autoridades. Enquanto Santore é mantido cativo, os sequestradores negociam com o governo a troca dos reféns por prisioneiros políticos, causando uma grave crise institucional e a quase renúncia do presidente do país.

Referências históricas

O nome do verdadeiro agente americano que foi sequestrado pelos Tupamaros é Dan Mitrione, um oficial do FBI. De 1960 a 1967, Mitrione trabalhou com a polícia brasileira, colaborando com a ditadura militar na repressão aos antagonistas do regime, inclusive instruindo métodos de torturas e assassinatos. Ele retornou ao seu país em 1967, atuando como expert de contra-guerrilha da Agency for International Development (AID), em Washington D.C. Em 1969, Mitrione foi para o Uruguai, novamente sob a cobertura da AID.

Nessa época o governo uruguaio, liderado pelos conservadores do Partido Colorado, enfrentava dificuldades na economia, revolta dos trabalhadores e dos estudantes, além dos Tupamaros, um grupo armado de guerrilha urbana de extrema-esquerda. Washington temia a vitória eleitoral da Frente Amplio, uma coalização de centro-esquerda, que poderia resultar numa situação similar ao que aconteceria no Chile, causada por Salvador Allende. A OPS, ligada a AID, colaborava com a polícia local desde 1965, fornecendo armas e treinamento. Foi alegado que a prática de tortura ocorria desde os anos de 1960, mas Dan Mitrione foi relatado como o homem que introduziu a rotina. Ele teria dito: "The precise pain, in the precise place, in the precise amount, for the desired effect." ("Uma dor precisa, em um preciso lugar, num preciso momento, para a resposta desejada"). Ele também treinou agentes policiais de outros países nos Estados Unidos, no contexto da Guerra Fria. Nas aulas de tortura, eram usados sem-tetos e mendigos.

Em resposta ao aumento da tortura, os Tupamaros raptaram Mitrione em 31 de julho de 1970. Pretendiam trocá-lo por 150 presos políticos. O governo uruguaio, com o apoio nos bastidores dos americanos, recusou a troca e Mitrione foi encontrado morto num carro, com dois tiros na cabeça.

Mitrione era casado e tinha 9 filhos. Seu funeral recebeu grande cobertura da imprensa americana, com a presença, dentre outros, de David Eisenhower e do Secretário de Estado de Richard Nixon, William Rogers. Frank Sinatra e Jerry Lewis realizaram um show beneficente em prol da família, em Richmond, Indiana. Um de seus filhos, Dan Mitrione Jr., também entrou para o FBI e se envolveu num escândalo de suborno durante uma investigação de tráfico de drogas”.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_de_S%C3%ADtio_(filme)

ESTADO DE SÍTIO (VÍDEO COMPLETO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home