ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 3 de dezembro de 2011

Estados Unidos a ponto de perder América Latina, chau Dólar?

Estados Unidos tem se dedicado a pisotear e maltratar a Latino América sempre com apoio a ditaduras ou militarização de países, porém, como carecem os ianques de cérebro intelectual politico, Latino América vai rumo a uma moeda única, a um Banco Regional, e Estados Unidos que faz seus negócios com os países que invade, assim esta o jogo hoje: América Latina 1 Ianques O.

“CELAC é uma arma para a integração econômica, politica e social dos povos da América Latina”, segundo a definição oferecida por Hugo Chávez, que será o anfitrião da Conferencia das Comunidades de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC), um novo foro hemisférico sem a tutela hegemônica dos EUA e Canada.

A Conferência em que se formalizará a nova instituição regional se celebrará em Caracas nos dias 2 e 3 de dezembro com a participação de mais de 30 mandatários dos países que integrarão essa união latino-americana. Essa iniciativa busca deixar os Estados Unidos e Canada a margem dos novos projetos políticos e econômicos de integração da região.

Os lideres latino-americanos acordaram em criar este novo organismo hemisférico durante a Conferência da Unidade da América Latina e Caribe, celebrada em Cancúm, México, em fevereiro de 2010.

A CELAC surge como uma derivação do Grupo do Rio, que por sua vez nasceu do processo de mediação para a pacificação da América Central nos anos 80. A nova união será um organismo regional paralelo a Organização de Estados Americanos (OEA), que ao se fortalecer pode provocar a desaparição desta última, segundo anunciam alguns lideres das nações latino-americanas.

Hugo Chávez, fiel defensor da integração latino-americana, foi um dos promotores da nova instituição regional em um bloco independente dos EUA e Canada, que também forma parte da OEA.

Segundo o mandatário venezuelano, a criação da CELAC “é o evento politico de maior importância e de maior potencial de transcendência de tudo o que tem ocorrido nesta nossa América em cem anos ou mais”.

Nas véspera da abertura do novo foro regional, o presidente da Venezuela recebeu a sua homolaga argentina, Cristina Fernandes de Kirchner, assim como a Dilma Rousseff, com quem firmou uma serie de acordos bilaterais.

Também na quinta-feira os ministros de exteriores dos 33 países que integrarão a CELAC discutiram o conteúdo da Declaração de Caracas, um documento que será assinado pelos lideres dos membros da nova união hemisférica durante a Conferência.

Inicialmente a Conferencia teria que celebrar-se em julho de 2011, porém, foi adiada pelo câncer diagnosticado em Chávez.

Fonte:

http://www.pravdaliberation.info/2011/12/estados-unidos-punto-de-perder.html

Tradução:

Luis Carlos (Redação do povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home