ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

EUA atacará a OEA se não atuar contra Venezuela e Nicarágua

O subcomité para Assuntos Hemisféricos da Câmara de Representantes dos EUA aprovou na quinta-feira uma iniciativa que retém 20% das contribuições estadunidenses a Organização de Estados Americanos (OEA) se ela recusar a atuar contra a Venezuela e a Nicarágua, países dirigidos por governos populares.

Durante a reunião do subcomité, vários dos representantes republicanos atacaram as recentes reformas constitucionais na Venezuela e exigiram ao Organismo para abordar o assunto nas sessões do Conselho Permanente.

A OEA ao não invocar a Carta Democrática Interamericana e impor sacões contra a Venezuela, “não cumpre com seu trabalho”, alegou o chefe do subcomité e gestor da iniciativa, o republicano pela Florida Connie Mack.  

O projeto de lei inclui também a Nicarágua, cujo governo eleito democraticamente é acusado de fraude eleitoral nas eleições presidenciais do passado 6 de novembro.  Estas alegações são rechaçadas pelas autoridades de Managua, que denunciaram as ingerências de Washington nos assuntos do país.

Para que entre em vigor esta moção tem que ser aprovada em sessão plenária do comité e no plenário da Câmara de Representantes, em seguida será enviada ao Senado, onde tem pouca chance de ser aceita.

A Casa Banca acusou em Janeiro passado a Caracas de violar a Carta Democrática, logo que o Parlamento venezuelano aprovou a Lei de Habilitação, que concede ao presidente Hugo Chávez o poder de governar durante os 18 meses a fim de emitir decretos que permitam enfrentar a crise gerada pelas fortes chuvas que afetaram numerosas famílias venezuelanas. 

Fonte: 
Tradução:
Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home