ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Iniciam hoje em Moscou cúpula Índia-Rússia


Nova Deli, 15 dez (Prensa Latina)

O premiê indiano, Manmohan Singh, viajará hoje à Rússia à frente de uma grande delegação que participará da cúpula anual entre ambas nações, centrada na cooperação em energia nuclear e defesa.

  Está previsto que as partes assinem vários acordos de cooperação nos campos da energia nuclear, da defesa e do comércio, bem como uma declaração conjunta em que remarcarão o caráter estratégico de sua associação, confirmaram aqui fontes da chancelaria.

À margem das reuniões próprias da cúpula, que durará dois dias, Singh se reunirá separadamente com o presidente Dimitri Medvedev e com o premiê Vladimir Putin.

A Rússia, e mais recentemente o Japão, são os dois únicos países com que a Índia tem institucionalizada a prática das cúpulas anuais.

Os vínculos Nova Deli-Moscou abarcam os campos de defesa, energia nuclear, hidrocarbonetos, espaço, ciência e tecnologia, educação, comércio e cultura, por isso este ano concederam a sua associação estratégica o status de "especial e privilegiado".

Espera-se que durante a cúpula as partes assinem um acordo sobre o desenvolvimento conjunto dos aviões-caça de quinta geração e os de transporte multipropósito. Também vistoriarão o programa indiano de mísseis BrahMos (pelos rios Brahmaputra e Moskova), desenvolvido com ajuda da Rússia.

Na ocasião, a nação europeia entregará formalmente à Marinha indiana o primeiro de dois submarinos de propulsão nuclear Akula-II, a tenor com um contrato de arrendamento por 10 anos avaliado em um bilhão de dólares.

As delegações propõem-se além disso antecipar as negociações sobre a terceira e quarta fase da central eletronuclear de Kudankulam, no sul estado indiano de Tamil Nadu.

Os líderes de ambas nações também aspiram a fixar os princípios gerais sobre os quais se assentará a aspiração comum de duplicar para 2015 o comércio bilateral, que atualmente está em torno dos 10 bilhões de dólares.

Índia e Rússia têm conseguido um alto nível de sintonia nas Nações Unidas e em fóruns como o Grupo dos 20 e o BRICS (que também integram China, Brasil e África do Sul).

Em março do próximo ano, Nova Deli será sede da Cúpula do BRICS, motivo pelo qual o encontro que hoje se inicia em Moscou oferecerá uma oportunidade de consulta e coordenação com vistas àquele evento.

Ambos os Estados acordaram celebrar reuniões anuais em 2000, em ocasião de uma visita aqui do então presidente Putin, quando também decidiram elevar suas relações a nível de associação estratégica.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home