ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Irã convida a AIEA a enviar inspetores ao país

Irã convidou a Agencia Internacional de Energia Atômica (AIEA) para enviar inspetores ao país, mas, sem esclarecer que lugares poderiam ser inspecionados, confirmaram sábado fontes diplomáticas ocidentais.

“Nossa interpretação das conversas com a AIEA é que (...) o Irã tem formulado algo como um convite geral, mas não tem nada especificado”, disse um diplomata para a AFP, com sede em Viena.

“Todavia não sabemos como responderá a agencia. A nós nos parece uma táctica do Irã para tratar de apaziguar a AIEA sem realmente oferecer nada de substancial”, disse a mesma fonte.

Um segundo diplomata disse para a AFP que não ficava claro se a carta das autoridades iranianas, com data de 14 de dezembro, se referia a algum dos temas mencionados no relatório que a própria AIEA divulgou em novembro sobre o programa nuclear do Irá.

“Duvido que a carta contenha uma oferta de compromisso” sobre estes assuntos, disse o diplomático para a AFP.

A AIEA publicou em 8 de novembro um informe em que expressava “serias inquietações” de que a república islâmica tinha “levado acabo atividades relevantes para o desenvolvimento de um dispositivo nuclear explosivo”.

Irã, que já é objeto de sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU, considerou que esse relatório “não tinha fundamento de nenhum tipo”.

Fonte:

Tradução:
Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Um comentário:

  1. Tem que haver responsabilidades de todos pela preservação da paz. E, nessa questão com o trato do programa nuclear iraniano; não é com ameaças, bravatas, instigação e muito menos com mendacidades que se vai resolver a questão. Pois, alguns insensatos querem incendiar a questão para criarem razões aparentes ou fictícias para alegarem ou dissimularem o motivo real e tirarem proveitos da situação - e não é por aí - a coisa tem que ser feita de modo equilibrado e que se chegue a uma consenso comum, e sempre usando do bom senso; e não com o uso da força bruta como querem determinados incendiários insanos, que pensam em resolver tudo na base da luta armada.
    Seria de uma grande irresponsabilidade se ousarem de algum tipo agressão desvairada contra Irã, e o que poderia causar uma catástrofe internacional de consequências imprevisíveis.
    E, acusações infundadas e sem consistência contra o Irã, não é o caminho para a paz e, da mesma forma, não trará nenhum resultado para a cessação de hostilidades. A AIEA que é um Órgão das Nações Unidas, também tem que ter sua parcela de responsabilidade, e também tem que estar sempre a serviço da preservação da paz pelo mundo.
    Entretanto, quando se trata de Israel; que parece não querer ter compromissos com a paz e que não tem moral alguma; pois, Israel que tem bombas nucleares e outras armas de extermínio em massa; além do que, esse estado não respeita nem mesmo as resoluções das Nações Unidas e muito menos considera a Comunidade Internacional e o mundo livre.
    E, quando se trata de Israel não são feitas sanções ou medidas restritivas; quando Israel faz assentamentos ilegais ou medidas provocativas em territórios palestino, contrariando desse modo a comunidade internacional.

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home