ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 24 de dezembro de 2011

Londres planeja enviar um submarino nuclear às Ilhas Malvinas em resposta ao MERCOSUL (+ Vídeo)

Atualidade RT (24 de dezembro de 2011)

As tensões entre Argentina e a Inglaterra se agudizam outra vez com a intenção de Londres de enviar um submarino nuclear as Ilhas Malvinas, o que, segundo alguns especialistas, poderia ter sido planejado para enredar ainda mais aos habitantes de Albion e desviá-los de seus próprios problemas.

Inglaterra deu preferência aos argumentos bélicos

O Reino Unido analisa a possibilidade de enviar um submarino nuclear às ilhas Malvinas. Disse em comunicado o ex-chefe da Marinha britânica, Lord West, em declarações publicadas por Daily Mail.

Londres aumentou a tensão depois da decisão dos países do MERCOSUL de impedir a entrada aos portos de navios com bandeiras das ilhas Malvinas, em apoio ao reclamo de soberania da Argentina sobre as ilhas.




 

Segundo a imprensa britânica, West tem considerado esta medida como “agressiva”. “Eles são cada vez mais agressivos. Parece-me preocupante”, declarou o ex-chefe da Marinha britânica, que foi um dos soldados ingleses que participou da guerra de 1982.

Desviar a atenção de sua própria “dor de cabeça”.

O analista politico internacional, Jorge Elías, comentou este problemas para o canal RT. Segundo Elías, “basicamente, foi à resposta em alusão ao que resolveu o MERCOSUL, na reunião que tiveram os quatros presidentes – da Argentina, Uruguai, Brasil e Paraguai –, que tem decidido não abastecer aos barcos que se trasladarem as ilhas Malvinas, barcos, sobretudo, com bandeira das ilhas Malvinas, em apoio à reinvindicação argentina pela soberania das ilhas”.

O analista sublinhou que “em um momento de crises e de grandes problemas no Reino Unido, sobretudo, do Governo de Cameron, enviar um submarino nuclear (venha um príncipe, que se cumpram 30 anos de guerra, para fechar o circulo ou a combinação de tudo isso) é desviar um pouco a atenção dos grandes problemas internos que tem o Reino Unido neste momento, não só dentro do Reino Unido, mas também com a União Europeia, é uma espécie de distração”. “É uma forma de manter uma tensão em algo externo e em algo inalcançável, inclusive para os cidadãos de ambos os países”, acrescentou Elias.

A polêmica, agudizada pelo petróleo.

Atualmente, as Ilhas Malvinas é um dos territórios de ultramar (colônia [acréscimo meu]) do Reino Unido. Todavia, cada vez mais países latino-americanos apoiam a Argentina, que disputa sua soberania.

A contenda entre Londres e Buenos Aires sobre a soberania das ilhas Malvinas se remonta ao século XIX. Em 1882, a polêmica sobre as Malvinas desencadeou uma guerra que foi vencida pelo país europeu.

Não obstante, no ano passado, o problema se agudizou quando companhias britânicas começaram a extrair petróleo em sua plataforma continental, no arquipélago situado ao sul do Oceano Atlântico, no mar argentino.

Argentina expressou seu protesto contra a prospecção de poço de petróleo e estabeleceu normas para que qualquer busca que transite entre os portos continentais e as ilhas, e ademais, que se deva solicitar a autorização previa de seu Governo. Por sua vez, Grã Bretanha enviou a região das ilhas navios de guerras para reforçar a defesa naval do arquipélago.

Os lideres das nações da região destacaram que a exploração dos recursos naturais nas Malvinas pelo Reino Unido contradiz as resoluções da ONU que impede a ambas as partes que se abstenham de tomar medidas unilaterais.


Fonte:

Tradução:
Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home