ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Palestinos ameaçam suspender os acordos de 1993

Os dirigentes palestinos ameaçaram hoje em suspender os acordos de Oslo, se o governo israelense se recusar a negociar com o governo de unidade entre o movimento Al-Fatah (no poder na Cisjordânia) e o Movimento da Resistência Islâmica Palestina, HAMAS, que governa a Faixa de Gaza.

Mohamad Shtayyeh, um dos membros da junta de negociação da Autoridade Nacional Palestina (ANP), tem afirmado que a Organização para a Liberação da Palestina (OLP) poderia suspender os acordos firmados em 1993, em reação as declarações que fez hoje o primeiro ministro do governo israelense, Benjamin Netanyahu, com o objetivo de boicotar as negociações com o governo da unidade Palestina, segunda a Prensa Latina.

Netanyahu afirmou ontem que rechaçaria negociar com os palestinos no caso dos representantes do HAMAS formar parte da junta de negociação.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abás e o líder politico dos HAMAS, Jaled Mashaal, ser reuniram na quinta-feira no Cairo, capital egípcia, na busca de fortalecer a OLP e criar um governo de unidade. A iniciativa tem causado a angustia do governo israelense.

Os acordos de OSLO se firmaram em 20 de agosto de 1993, na Noruega, entre o governo israelense e a OLP, depois de uma serie de negociações secretas entre ambas as partes.  

O acordo ditava que o governo de Tel Aviv retiraria suas forças da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. 

Fonte:

Tradução:
Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home