ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

América Latina e Caribe têm 150 milhões de afrodescendentes (+Áudio)

Em 2011, a ONU comemorou o Ano dos Povos Afrodescendentes com uma série de eventos, palestras e concertos ao redor do mundo.

Um relatório da organização indica que existem 150 milhões de afrodescendentes, somente na América Latina e no Caribe. No Brasil, o último censo, em 2011, revelou que a população de afrodescendentes já é maioria no país.

Direitos

Paras as Nações Unidas, os povos afrodescendentes devem ter seus direitos promovidos e protegidos como qualquer outro grupo da sociedade.

Ainda em 2011, durante uma entrevista à Rádio ONU sobre este tema e a importância da aliança entre os povos, o superintendente da Fundação Gilberto Freyre disse que, nos últimos anos, os afrodescendentes brasileiros estão passando por um processo de afirmação cada vez mais consolidado. Esta é a opinião de Gilberto Freyre Neto.

“Acho que tem um posicionamento muito interessante, no Brasil, que é a autovalorização da morenidade. Temos visto números muito interessantes em relação a este processo de autoafirmação. As pessoas estão se vendo mais brasileiras, mais morenas, e esse é talvez um dos processos mais ricos de autoafirmação que existe.”

Comércio de Escravos

Segundo a ONU, os afrodescendentes continuam a sofrer discriminação, um legado histórico do comércio de escravos. Mesmo os que não são descendentes diretos dos escravos continuam sendo confrontados com atos racistas, muitas vezes.

De acordo com o Grupo de Trabalho de Peritos sobre Pessoas de Ascendência Africana, esse grupo continua enfrentando menor acesso à justiça, educação, emprego, saúde e habitação.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home