ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Anonymous ataca ao FBI em resposta ao fechamento de Megaupload (+ Vídeo)


O FBI informou que está investigando o caso do ataque de ‘hackers’ que bloqueou na quinta-feira os sites da web do FBI, Casa Blanca, Departamento de Justiça dos EUA e alguns sites de campanha da indústria musical.

As autoridades dos EUA fecharam ontem o portal de download Megaupload, deixando mais de 150 milhões de usuários sem o serviço do intercambio de arquivos. Passados apenas 180 minutos, desde que a notícia se tornou pública, o grupo de ‘hacktivistas’ Anonymous realizou o que chamou de ‘Operação Represália’.

Antes da notícia sobre o fechamento do site Megaupload, Anonymous anunciou uma série de ataques dirigidos contra os sites do FBI, Casa Branca, Departamento de Justiça dos EUA e da companha Universal Music Group (UMG), entre outros.

Como resultado, a página da web do Departamento de Justiça e da UMG caíram. Outras páginas que sofreram a ação dos ‘hackers’ foram a MPAA (Motion Picture Association of America) e a RIAA (Recording Industry Association of America).

Mais tarde, apontaram também como sucesso as páginas de Warner Mesic e Copyright dos EUA.

A ação foi tão exitosa que na conta @yourAnonNews se informou que foi o maior ataque coordenado com a participação dos usuários. Mas de 5500 pessoas utilizaram os recursos de Anonymous para produzir ataques de negação de serviços (DDoS).

O analista político Lajos Szaszdi disse a RT que no meio desta confrontação entre os governos e os usuários da Internet, os primeiros vão tratar de reforçar as medidas de proteção para não ser vitimas de ataques semelhantes em suas páginas de internet.

“Depois do ataque de Anonymous, os governos vão usá-lo como desculpa para espionar as páginas que nem sequer são de seus cidadãos, mas que estão presentes no ciberespaço de outros países”, opina o especialista.

Uma represália a nível mundial

O FBI em seu comunicado sublinhou que a operação recente “se encontra entre os maiores casos criminais contra os direitos autorais realizados nos Estados Unidos”. Através de uma Corte Federal da Virginia, foram confiscado 18 domínios associados à Megaupload. Ademais, confiscaram aproximadamente 50 milhões de dólares em ativos. Embora, em Nova Zelândia, se tenha declarado a prisão preventiva para o fundador do portal, Kim Schmitz, conhecido como Kim DotCom (≪pontocom≫, em espanhol). Schmitz e outros três diretores de Megaupload foram presos em diversas operações policiais levadas a cabo em Auckland. 

A polícia de Nova Zelândia também confiscou armas, objetos de artes, mais de oito milhões de dólares americanos e automóveis de luxo, cujo valor ronda em torno dos cinco milhões de dólares. Os presos permaneceram sobre custódia até a próxima segunda-feira. Todavia, continuam livres outras três pessoas mencionadas na acusação. Além de Nova Zelândia, se realizaram incursões nos Estados Unidos e em mais nove países, entre eles Holanda e Canadá.

A última palavra de Megaupload

Segundo uma agência de classificação, Alexa, o site Megaupload se encontra em 72.º lugar das páginas mais visitadas da Internet, é especialmente popular entre os usuários da Espanha e América Latina e se encontra entre os 20 sites mais populares nos países como Argentina, México e Chile. Também, Megaupload tinha gozado do apoio de figuras da cultura popular como os artistas e músicos Will.i.am, P Diddy e Alicia Keys.

Antes do fechamento da página, Megaupload publicou um comunicado em que assegurava que as acusações são “grotescamente pretenciosa”. “O caso é que a vasta maioria do tráfico da Internet de “Mega” é legitimo e estamos aqui para ficar”, expressou. “Se a indústria de conteúdo quiser aproveitar nossa popularidade, estamos felizes de dialogar. Teremos boas ideias. Por favor, ponham-se em contado”.

O conteúdo legal, também ameaçado

No Twitter a tag #Megaupload é um dos temas do momento. Os usuários estão indignados pela medida. David Montalvo, usuário do serviço “Premium”, disse em sua conta de Twitter: “A Internet hoje da um giro, pode-se perder teus arquivos legais se o FBI o decide. Informa-te um usuário Premium de #Megaupload”.

Não obstante, numerosos usuários, igual que vários especialistas, duvidam que esta medida do Governo dos Estados Unidos seja efetiva na luta contra download de obras intelectuais, sempre haverá numerosos portais que facilitem este serviço.

O encerramento de Megaupload e a prisão de seus executivos se realizaram só um dia depois que uma “greve” mundial on-line apareceu para questionar a aprovação dos projetos de lei que poderiam facilitar o bloqueio daqueles sites suspeitos de infringirem os direitos autores (direito do autor).

Os autores da operação indicaram que não tem nenhum vinculo entre a polémica sobre a SOPA E PIPA e a recente ofensiva contra Megaupload.

No entanto, o porta-voz do partido Pirata de Catalunha, Kenneth Peiruza, comentou a RT que a operação é um sinal de que não há necessidade de aprovar essas leis, pois já existem leis que podem fechar um site inteiro porque alguns usuários intercambiaram de conteúdos ilegais.  




 

Fonte:


Tradução de:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home