ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Apesar do boicote, Síria aceita missão observadora por mais um mês


Apesar do boicote dos chamados Estados do Golfo, encabeçados por Catar e Arábia Saudita, Síria aceitou a proposta da liga Árabe (A) de prorrogar por outro mês a missão observadora.

O novo período de trabalho dos observadores, que já visitaram 20 localidades de 16 regiões do país, se estenderá de 24 de janeiro a 22 de fevereiro, segundo uma carta enviada pelo chanceler Walid Moallen à Secretaria Geral da A, a qual difundem hoje aqui os meios nacionais.

Ahmad bin Hili, subsecretário geral da A, afirmou no Cairo que a missão está trabalhando ainda e com respeito ao boicote do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), disse que "a decisão de enviar ou retirar os observadores é uma opção soberana da cada país".

Não obstante, acrescentou que a A compensará a redução dos observadores com enviados de outras nações da região. Ao completar em seu primeiro mês de trabalho, a equipe que dirige o general sudanês Mohammad Dabi tinha 163 inspetores, em 16 regiões da Síria.

Imitando os passos da Arábia Saudita, o resto das cinco maiores monarquias pró-estadunidenses do CCG se somaria ao boicote destinado a desmantelar uma missão, cujos informes desencorajam a postura antissíria desse bloco.

O jornal kuwaití Qabas informou que esses empórios petroleiros já anunciaram sua retirada da equipe observadora que eles mesmos pressionaram em um princípio para que Síria aceitasse.

Por outro lado, a Al-Jazeera, que se converteu em ponta de lança na campanha midiática contra Síria, difunde hoje que governos ocidentais "estão capitalizando na nova dura postura da Liga Árabe para empreender uma nova ofensiva diplomata no Conselho de Segurança da ONU depois que esforços prévios foram bloqueados por Rússia e China".

Estados europeus e as monarquias árabes do golfo Pérsico querem conseguir na próxima semana uma votação nesse órgão de uma resolução de condenação à Síria.

Grã-Bretanha, França, Alemanha e nações árabes já estão trabalhando no rascunho, o qual poderia enfrentar a oposição da Rússia porque chamará a todos os membros da ONU a seguir as sanções e as novas exigências da A contra o Governo do presidente Bashar a o-Assad, indica Al-Jazeera.

Segundo preveem, esses governos esperam submeter a votação seu novo projeto antissírio na segunda-feira ou na terça-feira próxima.

Em sua última sessão que começou a tarde do domingo e terminou em horas da manhã da segunda-feira, depois de 10 horas de candente debate, Catar e Arábia Saudita conseguiram impor no Conselho Ministerial da uma moção que exige ao presidente Assad que abandone o poder, entregue o cargo ao vice-presidente, que este forme um governo interino e celebre eleições.

As autoridades sírias rejeitaram tal exigência ao considerá-la uma aberta violação da soberania nacional e uma flagrante intromissão nos assuntos internos do país.

O chanceler Walid Moallen declarou na terça-feira em Damasco que toda solução à crise emergirá dos sírios e responderá aos interesses do povo, ao mesmo tempo em que reiterou a decisão do governo de Assad de seguir impulsionando o aprofundamento das reformas integrais.

Segundo Al-Jazeera, solicitar formalmente uma reunião com o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, em Nova Iorque para discutir sua nova fórmula contra Damasco e solicitar o apoio do Conselho de Segurança.

Esse canal acrescentou que os membros ocidentais nesse foro introduzirão a fins desta mesma semana seu projeto de resolução, apesar do boicote, Síria aceita missão observadora por mais um mês.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home