ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Apropriação do trabalho intelectual de outrem na internet

Por Luis Carlos

O Movimento Estudantil foi minha escola política. Neste campo, além de outras nuanças, aprendi com Lenin que toda atividade política requer uma preparação cientifica seria. Seguindo está orientação, me preocupei desde os primeiros passos da participação politica na vida de nosso país, a par das conjunturas internacionais, das repercussões das mesmas que permeiam as realidades mais próximas da Federação, isto é dos Estados e Munícipios, em procurar compreender a luta politica dos estudantes brasileiros e sua ligação com os movimentos políticos mais gerais da sociedade, em especial, do Estado em que vivia e militava, o Estado da Paraíba.  

Neste sentido, aproveitei a graduação em História na Universidade Estadual da Paraíba, para aprofundar e sistematizar as leituras a respeito do objeto-sujeito da categoria de participação politica dos estudantes brasileiro, chegando a produzir uma monografia na qual expus apenas três capítulos, constituído de aproximadamente 160 laudas, guardando os outros materiais de pesquisas para futuros trabalhos.

Como não encontrei ajuda, a época, de alguns intelectuais e militantes “reacionários” (e invejosos dos medianos esforços de outrem) para publicar o trabalho, que deveria ser ampliado com outros matérias de pesquisa, decidi disponibilizar no blog que administro (o povo na luta faz história), sem que, ademais, procedesse a uma revisão geral na exposição, ao tempo em que, ficou parado o projeto de aprofundamento da pesquisa. 

Fiz esta introdução para esclarece algo:

Após ser disponibilizado na internet o estudo denominado de “OS ESTUDANTES PARAIBANOS NA HISTÓRIA DAS LUTAS DE CLASSES NO BRASIL: DA CRISE DO BRASIL-COLÔNIA AO BRASIL-IMPÉRIO – PRIMEIRO REINADO (1786-1831)”, o trabalho tornou-se público. No entanto, não nasceu do nada. Necessitou de muito tempo dirigido de pesquisa, sistematização e exposição.

Ao ser utilizado por alguém deveria no mínimo fazer referencias das fontes. Foi o que aconteceu no seguinte link [http://horadopovo.com.br/2011/abril/2951-20-04-2011/P8/pag8b.htm]. 

Esta exposição é o resumo do primeiro capitulo. Mencionaram num pequeno paragrafo o nome do autor e o titulo do primeiro capitulo da produção, porém, não se menciona a fonte. Ademais, o corpo da exposição, na referida postagem, conta como se fosse uma produção do escritor do poste.  Todo referencial bibliográficas faz parte de minha pesquisa, em síntese, apenas resumiram o trabalho do primeiro.   

Para que os leitores e amigos, caso se interessem e queiram verificar o que estou dizer, podem ir aos três links seguintes e comparar com a postagem feita no site http://horadopovo.com.br, cujo endereço da postagem é aquele que expusemos acima. Eis Ai os capítulos:  




Concluirei dizendo duas coisas: primeiro que em se tratar de trabalhos produzidos por outros e dos quais utilizamos para fundamentar nossas produções, há de se ter o cuidado de fazer referencias a quem produziu, pois, do contrario está se apropriando da produção alheia e criando, ao mesmo tempo, algo passando como se fosse de propriedade de quem esta escrevendo, situação essa que mais me irrita, pois, está se beneficiando em cima de outrem. Em segundo lugar, não estou tecendo palavras para criar imagens outras que não seja a justa, se justou for, ser honesto em produção intelectual. 

Um comentário:

  1. Caro Luis Carlos,

    Entrei em contato com este seu post e confesso que fiquei bastante surpreso. Achei que tinha feito a referência ao seu excelente trabalho de forma adequada em meu artigo para a Hora do Povo. Não tive a intenção de plagiá-lo ou aborrecê-lo. Mas, peço desculpas, se você achou isso. Fiz vários outros artigos sobre a Inconfidência Mineira nos últimos dez anos e é certo que fiquei muito feliz ao encontrar seu trabalho. Ele continha algumas partes que reforçavam certas questões que eu vinha pesquisando. Achei que tinha feito referência de forma adequada, mas, por sua reação, está claro que eu estava enganado. Peço, portanto. mais uma vez desculpas e me coloco a sua disposição para quaisquer outros esclarecimentos.
    Meu nome é Sérgio Cruz
    Resido em São Paulo
    Sou médico e jornalista
    Meu email: sergiosdc@usp.br

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home