ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Atentado em Damasco: Se radicaliza a oposição síria? (+ Vídeo)

Ao menos 26 mortos e mais de 60 feridos é o balanço pelo momento de uma forte explosão que se tem produzido no centro de Damasco, segundo dados divulgados pelo Ministério do Interior da Síria.  

Trata-se de um atentado suicida causado por uma pessoa que se sacrificou diante de um semáforo, num bairro popular da capital. O incidente se produziu perto de um ônibus que transportava agentes das forças oficiais, quando saíram do veiculo.  

Alberto Cruz, jornalista, cientista político e escritor, opina que os métodos dos opositores têm sido cada vez mais violentos porque estão desesperados pelo apoia majoritário de parte da população.

“Embora seja verdade que os primeiros meses da revolta, foram revoltas, eminentemente, pacificas e que apontava para uma maior consolidação democrática, mudanças democráticas no país, o certo é que desde o mês de outubro estamos assistindo a uma escalada que esta seguindo claramente o esquema líbio. Não é casual que o único governo no mundo que tem reconhecido o Conselho Nacional de Transição como representante legítimo do povo sírio seja o Governo do Conselho Nacional de Transição líbio. Não é casual que esse esteja comentando com maior força, inclusive com documentos, a presença de salafistas líbios nas filas do chamado Exercito Livre Sírio. E todas estas razões nos levam a pensar que vamos assistir a uma escalada bélica, a maiores enfrentamentos armados de maior escalada cada vez maior, com a finalidade de impedir que chegue a primavera, porque na primavera de 2012, faz muito tempo, o governo de Bashar Al Assad tinha estabelecido que ia por em marcha reformas de grande escala no país, incluindo reformas na Constituição com a meta de chegar a eleições presidências”, comentou Alberto Cruz, a RT.  

O analista deu estatísticas não governamentais de pesquisas da Fundação Qatar que assinalam que 55% dos sírios apoiavam ao Governo de Assad. “O fato de que a maioria da classe media esteja apoiando ao Governo sírio, obriga a oposição a tomar este tipo de medidas para tentar acelerar a ingerência externa e que o assunto sírio chegue ao Conselho de Segurança e haja uma imposição de algumas zonas de voos livre como houve na Líbia ou, como dizem documentos americanos, ‘uma zona tampão’”, considerou o analista. 




 

Fonte:


Tradução:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home