ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

“Basta de países que se acham donos do mundo”, disse Rafael Correa em resposta às criticas do The Washington Post


Rafael Correa questionou a falta de profissionalismo e ética do jornal The Washington Post

O presidente equatoriano Rafael Correia questionou a falta de profissionalismo e ética do jornal The Washington Post, que em 11 de janeiro publicou um artigo editorial em que emite juízo de valor sobre a demanda contra o diário El Universo, sem ter consultado as partes.

O diário americano utilizou em seu artigo fortes epítetos contra o presidente Rafael Correia, a quem qualificou de “paria”, e contra o país ao chama-lo de “república banana”.

Em entrevista a Rádio Majestad, o presidente explicou que este é “um diário de extrema direita” e seus artigos de opinião demonstram que “o problema da corrupção, falta de ética e profissionalismo na imprensa não é só neste país, porque se este meio de comunicação queria opinar sobre um fato equatoriano, ao menos tinha que consultar as partes, mas se remete a ser uma copia do que disse El Universo”.

“Nós não fomos consultados. Isto demonstra um preconceito e falta de profissionalismo e falta de conhecimento (…). O problema dos Estados Unidos é que acreditam que o mundo começa e termina neles”, disse Correia em declarações reproduzidas pelo jornal oficial El Ciudadano.

Citou que nos Estados Unidos não existe prisão por calunia, mas existe pena de morte e, inclusive, podem prender a um cidadão por não alimentar seu cão, normas que aqui não existe; no entanto, “o Washington Poste quer manejar esses conceitos e, como aqui tem prisão por calunia, disse que no Equador existe uma ditadura terrível, quando delitos de opinião existem na Europa e muitíssimas partes do mundo”.

Por isso, insistiu que “há uma intromissão em assuntos internos do país”. Citou como exemplo que nos Estados Unidos, independentemente, de quem imita um informe sobre os direitos humanos no Equador, então, nosso país poderia pedir a Unasur que faça um informe de tratamento dos direitos humanos nos Estados Unidos, “basta de países que se acham donos do mundo”, enfatizou.   

Além disso, Nathalie Cely, embaixador do Equador nos Estados Unidos, disse a agência Andes que ainda está à espera da resposta do Jornal Washington Post para um artigo publicado na semana passada, que em sua opinião, distorce a imagem do presidente Rafael Correia e sua posição a respeito da liberdade de imprensa.

A diplomata explicou que uma das opções para os envolvido, neste caso, é que o governo do Equador possa escrever um esclarecimento de ao menos 800 palavras, e a outra, é que o meio de comunicação publique uma resposta de 200 palavras.

“Ainda não recebemos resposta, no entanto, tenho publicado em meu blog pessoal o que são minhas ideais em relação às impressões e a falta de informações desse editorial. Creio que com muita má fé distorce a imagem do presidente (Rafael Correia) e seu posicionamento sobre a liberdade de imprensa e o caso El Universo, em especifico”, esclareceu a embaixadora a Andes.

Fonte:


Tradução de:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home