ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Chanceler argentino: Inglaterra não tem outra via que a negociação direta sobre Malvinas

O chanceler Héctor Timerman sustentou que a estratégia do governo argentino em relação a seu reclamo de soberania sobre as Ilhas Malvina “esta dando resultado” e afirmou que “a única via que tem a Inglaterra para sair deste embrulho é a negociação direta” com Argentina.

“Nem os diários ingleses apoiam ao (primeiro ministro britânico David) Cameron. A única via que tem a Inglaterra para sair deste embrulho é a negociação direta com a Argentina”, disse o chefe da diplomacia argentina em diálogo com Rádio Del Plata.

Ontem, ao falar na Câmara dos Comuns, Cameron qualificou a Argentina de “colonialista”, o que gerou um forte rechaço do governo argentino, assim como, de todos os partidos políticos opositores, os governadores patagônicos e países da região.

O chanceler argentino, Héctor Timerman, assinalou que “Grã Bretanha é sinônimo de colonialismo”, em resposta as declarações que fez o primeiro ministro britânico, David Cameron. Além disso, chamou ao primeiro ministro a acatar as resoluções da ONU para alcançar uma solução pacífica ao conflito nas Malvinas.

“Isto demonstra que a estratégia argentina está dando resultado: alcançamos muita solidariedade e compromisso da região e dos organismos internacionais”, sustentou Timerman a partir de El Salvador, aonde realiza uma visita a distintos países da América Central que tem expressado seu pleno respaldo ao reclamo argentino por Malvinas.

O titular do Palácio San Martín sustentou que “não fica nenhuma duvida de que Argentina busca uma solução pacífica, negociada e civilizada” e acrescentou que “não vamos responder a nenhum tom militarista de Cameron”.

“Há que ler os diários ingleses. Até o mais conservador ‘The Times’ não apoia a Cameron. Disse-lhe que tem uma estratégia errada, que é irreal o que está fazendo”, adicionou.

Por último, o funcionário ratificou que a Argentina “acredita na resolução pacífica dos conflitos” e exortou mais uma vez ao Reino Unido que “levante o telefone e chame a Ban Ki Moon”, o secretario geral das Nações Unidas, que renove ano após ano as suas resoluções, para que ambos os países sentem-se para negociar.

Fonte:

http://laradiodelsur.com/?p=69285

Tradução de:


Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home