ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Chile reescreve sua história: Pinochet não foi ditador, mas regime militar (+ Vídeo)

O novo Ministro da Educação do Chile, Herald Beyer, aprovou a decisão do Conselho Nacional de Educação de mudar o termo ‘ditadura’ pelo de ‘regime militar’ em referencia ao período em que Augusto Pinochet esteve no poder entre 1973 e 1990.

A modificação se concretizou em 9 de dezembro passado em uma sessão extraordinária do Conselho Nacional de Educação, mas, só foi divulgado na tarde desta quarta-feira aos meios de comunicação. Na sessão também se tratou das bases curriculares de outras áreas como Linguagem, Matemática, Geografia, Ciências Sociais, Inglês e Ciências Naturais.

O Ministro explicou que a mudança se baseia na ideia de introduzir a definição utilizada em todo o mundo, ou seja, ‘regime militar’. Beyer enfatizou que a decisão do Conselho foi tomada sem interferência do Governo.

Também assegurou que se na frente alguém empregar o termo ‘ditadura’ não vê nenhum inconveniente. “Eu reconheço que foi um Governo ditatorial, assim, não tenho problemas”, disse.

A oposição do país não está de acordo com esta decisão. “Isto vai contra o sentido comum, porque todo mundo sabe que no Chile, durante 17 anos, houve uma ditadura cruel, que oprimiu os direitos humanos”, comentou a senadora Isabel Allende, filha do presidente Salvador Allende, que morreu durante o golpe de Estado encabeçado por Pinochet.

Segundo cifras oficiais, durante os dezessete anos que durou o regime pinochetista mais de 3.200 chilenos morreram nas mãos de agentes do Estado, dos quais apenas 1200 foram presos e continuam em condições de desaparecidos, mais de 28.000 foram torturados e sofreram prisões politicas, e milhões foram exilados.




 
Fonte:


Tradução:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz historia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home