ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

China apoia todas as medidas para retomar a negociação Palestina e Israel


A China saúda e apoia todos os esforços e as medidas que permitam terminar com o atual estancamento da negociação palestino-israelense para retornar seus diálogos, disse hoje na sede da organização mundial o embaixador chinês na ONU, Li Baodong.

Li disse durante o último debate mensal aberto do Conselho de Segurança sobre o Oriente Médio:

“O processo de paz no Oriente Médio, atualmente, se encontra estancado. A China está profundamente preocupada por esta situação”, disse Li.

“Nós sempre sustentamos que as partes envolvidas devem resolver suas disputas através de negociações políticas de conformidade com as resoluções pertinentes da ONU, do principio de “terra pela paz”, da iniciativa da Paz Árabe e do Mapa de Rota para a paz no Oriente Médio, com o objetivo de estabelecer, finalmente, um Estado palestino independente e dois Estados, Palestina e Israel, vivendo lado a lado e em paz”, disse.

China agradece aos esforços realizados recentemente por Jordânia e pelo Quarteto do Oriente Médio para facilitar o contato direto entre ambas às partes, disse Li, que acrescentou que “nós esperamos que os esforços pertinentes para promover a paz ajudem a retornar logo a negociação da paz palestino-israelense e consigam resultados importantes. China apoia um papel mais destacado da ONU para resolver o tema do Oriente Médio”.

Depois descreveu os assentamentos israelenses como um “grande obstáculo” para reabrir a negociação de paz palestino-israelense, ao mesmo tempo, Li assinalou que a China está muito preocupada pela recente aprovação por parte do governo israelense de planos para a expansão de novos assentamentos.

“China sempre se opõe ao estabelecimento israelense de assentamentos judeus no território palestino ocupado, incluindo Jerusalém Oriental. Exortamos a Israel a cessar a construção de assentamentos de imediato, a ser prudente em sua ação e a trabalhar de maneira ativa em colaboração com os esforços da comunidade internacional para promover a paz e criar a condição para reabrir as negociações de paz palestino-israelense”, disse o embaixador.

A China sempre tem apoiado ao povo palestino em sua justa causa de restabelecer os direitos legítimos da nação e tem sustentado que o estabelecimento de um Estado independente é um direito legítimo do povo palestino, como base para de se colocar em prática a “resolução dos dois Estados”.

“China apoia o estabelecimento de um Estado palestino independente que goze de soberania plena com Jerusalém Oriental como sua capital e sobre a base das fronteiras de 1967. China apoia o ingresso da Palestina as Nações Unidas”, disse Li.

O tema Síria-Israel e o tema Líbano-Israel são componentes importantes do processo de paz do Oriente Médio e desempenham um papel indispensável na solução geral do problema do Oriente Médio, disse o embaixador.  

A China apoia com firmeza a justa causa da Síria e do Líbano de manter a soberania e a integridade territorial e recuperar seus territórios ocupados. China apoia a decisão estratégica tomada pelos Estados Árabes na busca de uma paz integral e duradora na região, acrescentou.

Li também exortou as partes envolvidas a modera-se, a evitar o agravamento das tensões em Gaza, a cumprirem de maneira efetiva as resoluções da ONU pertinentes e a suspender por completo o bloqueio de Gaza.

Fonte:


Tradução de:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home