ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 14 de janeiro de 2012

EUA ameaça com sanções os países amigos do Irã

O Departamento de Estado americano advertiu hoje aos países da América Latina, que receberam ao presidente iraniano Mahmoud Ahmadineyad, que poderia estar sujeitos a sanções em caso de estreitamento das relações comerciais com o Irã.

“Se (descrições a portas fechadas) vão levar a esses países na direção de comprar mais petróleo iraniano e a fazer maior uso de seus bancos, então se faz mais vulnerável as sanções dos Estados Unidos”, assinalou a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

Ao ser consultada pela imprensa acerca de que se os países que visitou Ahmadinejad se expuseram a potenciais sanções por parte de Washington, Nuland disse que as reuniões por si mesma não são expostas a sanções, mas, “os compromissos com bancos iranianos e as compras de petróleo”, destacou.

O líder iraniano concluiu ontem no Equador uma visita por Cuba, Venezuela e Nicarágua na qual obteve promessas de apoio para afrontar as crescentes sanções do Ocidente pelo pressuposto desenvolvimento dum programa nuclear com fins bélicos.

No entanto, Nuland disse que embora seja da competência da soberania de cada país decidir a que governantes recebem, os presidentes anfitriões sabem que os Estados Unidos não consideram que a visita de Ahmadinejad seja útil a politica mundial.

Reiterou que Washington viu a visita de Ahmadinejad como a tentativa de desespero de um país que por suas “mais decisões” se tem posto cada vez mais em direção do isolamento internacional.

Ao responde se a aproximação de Venezuela, Equador, Cuba e Nicaragua com o Irã prejudicaria os laços com os Estados Unidos, a porta-voz do Departamento de Estado indicou que seu país tinha dificuldades com vários deles.

Fonte:


Tradução:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home