ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Fórum Social Mundial é chamado a combater o capitalismo (+Vídeo)


Nesta quarta-feira os participantes do Fórum Social Mundial, que acontece na cidade brasileira de Porto Alegre, foram chamados a se levantar contra o capitalismo, pelo português Boaventura de Sousa Santo, um dos mais respeitados membros do movimento contra a globalização.

O fórum se inaugurou um dia antes como resposta ao Fórum Econômico Mundial que recebeu na cidade suíça de Davos a elite das finanças internacionais e aos líderes políticos de numerosos países. Milhões de ativistas saíram às ruas de Porto Alegre com centenas de bandeiras e cartazes assegurando que “outro mundo é possível”, incorporando mensagens de luta dos indignados da Espanha e Ocupe Wall Street.

Estas ideias e conceitos foram apoiados pelo sociólogo luso Boaventura de Sousa Santo que acusou as grandes corporações de ter adquirido um poder enorme sobre os estados e inclusive de transformar as leis segundo suas próprias vontades, destacando em particular a questão comercial do problema climático, que agora mais que nunca preocupa a sociedade, e denominou este sistema como “capitalismo verde”.

Também denunciou que agora os “grandes capitalistas” tem um potencial enorme e pretendem usá-lo para “seguir explorando aos mais pobres”, cuja quantidade cresce quatro vezes mais rápido que o número de habitantes dos países ricos, segundo os dados de um estudo feito as vésperas do Fórum Econômico de Davos.

O mundo a beira de uma crise de recursos e alimentos

O mesmo estudo indica que os recursos naturais da Terra vão se esgotar dentro de 60 anos já que o planeta está sobrepovoado. Nos últimos anos a maioria dos recursos têm sido consumidos pelos Estados Unidos e China, deixando um pouco mais da metade das reservas terrestres para os demais países.

O crescimento da população do planeta, assinala o informe, é um desafio tanto para os estados emergentes que enfrentam estas dificuldades diretamente, como para os países desenvolvidos que possuem tecnologia e meios para combater estes problemas. O estudo destaca que para dominar a ameaça da iminente crise de recursos e alimentos, são necessários esforços comuns de toda a comunidade mundial.
 



 
Fonte:


Tradução de:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home