ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Irã reitera disposição para dialogar com potencias sobre seu programa nuclear pacífico

O presidente da República Islâmica do Irã, Mahmud Ahmadinejad, reiterou nesta quinta-feira que seu governo está disposto a dialogar com as grandes potencias (Grupo 5+1; formado pelos cinco membros permanentes do Concelho de Segurança das Nações Unidas mais a Alemanha) sobre suas atividades nucleares pacíficas. 

Ahmadinejad destacou que essas nações asseguram que o Irã não está disposto a conversar, e com elas justificam as pressões exercidas sobre o povo da nação persa.

“Afirmam que o Irã se esquiva das conversações, mas não é verdade”, disse, de acordo com reportagem do IRIB, e perguntou “Por que deveríamos fugir das conversações?”.

A República Islâmica é alvo de sanções econômicas por parte de Washington e Europa, os quais argumentam que Teerã constrói armas de destruição massiva, algo rechaçado pelo governo de Ahmadinejad, o qual reiterou que no país se desenvolve um plano nuclear com fins pacíficos para gerar energia elétrica.

Igualmente, rechaçou as novas sanções impostas pela União Europeia (UE) contra o petróleo, com as quais pretende deter o programa nuclear iraniano, e asseverou que as medidas não afetarão a economia de seu país, pois, o Irã tem muitos clientes alternativos.

“Até certo momento, 90% de nosso comércio se fazia com a Europa, mas agora são apenas 10%”, disse Ahmadinejad. “Há 30 anos que os Estados Unidos não compram petróleo ao Irã e não tem relações com nosso Banco Central”, acrescentou. 

Os 27 países da UE aprovaram, na segunda-feira passada, um plano gradual de sanções as compras de petróleo iraniano e da mesma forma sanções ao Banco Central da República do Irã.

Por sua parte, os países como Venezuela e Equador tem ratificado seu respaldo ao programa nuclear pacífico do país persa.

Fonte:

http://www.avn.info.ve/contenido/ir%C3%A1n-reitera-disposici%C3%B3n-dialogar-potencias-sobre-su-programa-nuclear-pac%C3%ADfico
Tradução de: Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home