ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Governo da Bolívia nacionaliza ações de empresas estrangeiras por não cumprir acordos


O Governo da Bolívia nacionalizou, nesta terça-feira, as ações da empresa Pan American Energy (PAE) por não cumprir acordos de investimento.

Esses ativos agora serão Yacimentos Petrolíferos Bolivianos (YPFB), disse Prensa Latina.

A transferência obrigatória de 25% das concessões do PAE para a petroleira estatal foi decidido pelo Executivo porque a companhia estrangeira descumpriu o programa de transformações dos campos de Caipipendi.

O Ministro Boliviano de Hidrocarburos e Energia, Juan José Sosa, explicou que a região de exploração estatal a cargo da espanhola Repsol e da British Gás (GB) tinha o comando de 37,5%, e o resto foi aproveitado por PAE.

O funcionário indicou que essas empresas tinham se comprometido a investir 1.600 milhões de dólares, mas Pan American Energy descumpriu o acordo.

Agora YPFB realizará a valorização dos investimentos que executa o PAE, até a dada, para chegar a uma conciliação final.

A Estatal Bolivariana explora a região de onde se prioriza o envio de gás para a Argentina, o segundo mercado em importância para o país, depois do Brasil.

Há três anos, o Governo do presidente Evo Morales já havia nacionalizado as ações de PAE na região de Chaco.

O campo de gás de Caipipendi tem uma reserva de cerca de uns 4 bilhões de pés cúbicos, mas a cifra poderia aumentar para 12 bilhões, quando terminarem as ações de desenvolvimento que se executa atualmente.

Fonte:


Tradução de:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home