ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Irã ameaça cortar petróleo da UE


O ex-ministro de Inteligência iraniano, Ali Fallahian, assegurou que o país persa poderia responder as sanções aprovadas pela União Europeia com um corte rápido das vendas de petróleo ao bloco, com o objetivo de não dar-lhe tempo de buscar fontes alternativas de Hidrocarburos.

“A melhor opção é deixar de exportar petróleo antes que termine estes seis meses e antes da implementação do plano”, declarou Fallahian, também membro da Assembleia de Especialistas do Irã.

O acordo de Bruxelas inclui um prazo que até o 1 de julho de 2012 para completar o bloqueio ao petróleo iraniano. As economias mais afetadas dentro da Europa serão as de Espanha, Grécia e Itália, coincidentemente, as nações com a situação fiscal mais difícil na região.

Fallahian também reiterou que o Irã poderia fechar o Estreito de Ormuz, o estreito canal entre o Golfo e o mar aberto por onde passa um terço de todos os petroleiros do mundo.

Neste sentido, também se manifestou um destacado membro do Parlamento, para que o fechamento segue sendo uma opção sem que se interrompam as exportações.

“Se houver qualquer interrupção em relação à venda de petróleo iraniana, o Estreito de Ormuz definitivamente será fechado”, disse Mohammad Kossari, vice-presidente do comitê de assuntos externos e segurança nacional do Parlamento.

Fonte:

Tradução de:
Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home