ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Irã e Equador contra ingerência estrangeira em assuntos internos das nações

O presidente da República Islâmica do Irã, Mahmud Ahmadineyad, tem assinalado nesta quarta-feira que os inimigos da humanidade, através de ingerências e preções políticos e militares, tentam impor sua própria vontade ao mundo.

O mandatário iraniano, durante uma conversa telefônica com seu homologo equatoriano, Rafael Correia, destacou que as nações do mundo têm se despertado pelo que acontece no planeta, isso é tão conhecido do público, que os poderes imperialistas estão vendo diminuída sua influência, segundo informa IRNA.   

Neste sentido, depois de destacar a postura comum que o Irã e Equador mantêm a respeito de numerosos assuntos internacionais, Ahmadineyad apreciou a posição clara e revolucionaria que tem adotado a nação equatoriana diante dos imperialistas e das potencias hegemonias.

“Além das fronteiras geográficas, Irã e Equador compartilham crenças e ideologias e graças a elas vencerão em todos os campos”, pontuou.  

Também destacou que as nações como Irã e Equador, defensoras do justo, têm resistido historicamente diante das políticas expansionistas das potencias hegemônicas, impedindo-as que imponham seus próprios critérios.

Ao ressaltar a relação amistosa e cada vez mais estreitada entre Teerã e Quito, o chefe do Governo Iraniano tem sublinhado que durante sua próxima viaje ao país sul-americano estudará com seu par equatoriano a possibilidade de melhorar a cooperação binacional e regional.

Ademais, o presidente do país islâmico tem declarado que as potências imperialistas têm utilizado todos os recursos que estão em sua mão para dominar a região do Oriente Médio, porém, não tem tido êxito algum.

O mandatário equatoriano, por sua parte, além de denunciar a pressão exercida pelos Estados Unidos contra o Irã e outros países do Oriente Médio, tem manifestado seu rechaço a qualquer ingerência estrangeira nos assuntos internos dos referidos países, sublinhado ainda, a importância de encontrar soluções pacificas que permitam as ditas nações sair da situação na qual se encontram.  

Igualmente, expressou que seu país apoia por completo o direito de Teerã a desenvolver tecnologia nuclear com fins pacíficos.

Em sua visita a América Latina, que começará no próximo domingo, 8 de janeiro, Ahmadineyad visitará Equador e ali se reunirá com as autoridades de mando do país andino, além de revisar o processo de excursão de projetos comuns.  

Fonte:


Tradução:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home