ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Nada novo entre Irã e EUA, disse chancelaria iraniana

O porta-voz da chancelaria iraniana, Ramin Mehmanparast, disse hoje que "nada novo" ocorre entre Irã e Estados Unidos, isso com relação a uma carta enviada por Washington, a qual Teerã examina e responderá "se for necessário".
 
O Irã não busca conflitos e tensões com ninguém, a segurança do Golfo Pérsico é nossa prioridade e daremos uma resposta contundente a qualquer país com intenções de pôr em perigo a segurança regional, disse o diplomata em um encontro com a imprensa aqui.

Mehmanparast confirmou a chegada de uma carta enviada pelo presidente estadunidense, Barack Obama, relacionada com a segurança do Estreito de Ormuz, a qual "não continha nada novo", mas não deu detalhes sobre a mesma.

Segundo Mehmanparast, a mensagem foi entregue ao Irã por vários canais.

Primeiro chegou ao representante iraniano perante a ONU, Mohammad Khazaei, através de Susan Rice, embaixadora norte-americana no organismo internacional, e depois foi entregue ao Ministério de Relações Exteriores pela embaixada Suíça em Teerã.

A carta também chegou através do presidente iraquiano, Jalal Talabani.

O porta-voz ratificou que o Irã estuda o documento e o responderá "se for necessário". Esclareceu que seu país fará todo o possível para a segurança da região estratégica.

As tensões entre os Estados Unidos e seus aliados com o Irã cresceram nos últimos dias diante do anúncio de Teerã de que poderia fechar o Estreito de Ormuz como resposta às crescentes sanções de potências ocidentais pela negativa a abandonar seu programa de desenvolvimento nuclear com fins pacíficos.

Entre 29 e 31 de janeiro, inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) visitarão a República Islâmica para corroborar a natureza pacífica e transparente do programa nuclear iraniano, anunciaram hoje as autoridades do país centro-asiático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home