ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O duelo Irã-EUA continua: provas de misseis contra sanções econômicas (+Video)

Neste 2 de janeiro, o Irã levou a cabo uma nova série de lançamentos de testes de seus misseis de nova geração e continua com o simulação de fechamento do estreito de Ormuz, a via por onde fluem 40% do tráfico de petróleo mundial. A nova etapa de tensões agudizadas entre Washington e Teerã tem lugar dois dias depois de entrar em vigor novas sanções econômicas dos Estados Unidos contra o Irã.

“Não tivemos nenhuma ordem de bloqueio do Estreito de Ormuz”, precisou o comandante da Marinha iraniana, o almirante Habibolá Sayari, detalhando que se trata de um ensaio tático no marco das manobras ‘Velayat 90’ (em persa, ‘dominação’) no Golfo Persico. Ao mesmo tempo, Teerã acentuou que o objetivo do ensaio era “fazer impossível o tráfico de qualquer tipo de embarcação por Ormuz”.

‘Velayat 90’ começou em 24 de dezembro passado e termina nesta segunda-feira 2 de janeiro de 2012. No último dia das manobras, o Irã tem realizado, também, testes de seus novos misseis de longo alcance, lançando dois modelos: Qader (terra-mar) e Nour (terra-terra). 




 

Segundo informações das autoridades iranianas, os Qader são aptos para ser lançados tanto da costa, através de instalações especializadas, como do mar, a bordo de uma grande variedade de navios. Permite acertar tanto alvos terrestres como marítimos a uma distanciam de uns 200 quilômetros. Os Noor são um sistema antibuque, baseado em tecnologia chinesa.  Também tem alcance de 200 Quilômetros e, segundo tem declarado, pode chegar a seu máximo sem recorre a um suporte de sistema de radares acima do horizonto (OTHT, por sua sigla em inglês, de Over-The-Horizon Targeting), que se usa para detectar alvos a longo alcance até milhares de quilômetros.  

Provas de misseis “para enfrentar ao inimigo em situação extremas”

Neste 1 de janeiro, o Irã também fez um lançamento experimental de um míssil de médio alcança terra-aéreo, projetado para derrubar objetos pouco visíveis, quer dizer, alvos em movimento e dotado de sistemas antirradar.

As manobras de Ormuz se realizam em meio de uma escalada de tensões entre Irã e os EUA, depois do aviso por parte dos EUA que assegurou não descarta uma ação militar contra o Irã em caso da diplomacia internacional fracasse em resolver a disputa sobre o programa nuclear de Teerã. Segundo sublinhou o almirante iraniano Mahmoud Mousavi, “o fogo de misseis é a parte final da perfuração Marinha que busca prepará-la para enfrentar ao inimigo em situações extremas”. No mesmo dia o Irã anunciou um avanço em seu combustível nuclear. Comunicou que obteve sua primeira barra de uranio enriquecido, que será submetida a uns testes num reator experimental.

Ahmadineyad: “Devemos proteger o povo contra as conspirações dos inimigos”

A pesar de suas férias natalinas, a parte americana tampou permitiu-se abandonar ‘o problema do Irã’. Do Havaí, onde está passando este período, o presidente Barack Obama fechou o ano com a assinatura de uma lei que põem em funcionamento novas sanções contra Teerã. A partir de agora, qualquer empresa ou banco internacional que colaborar com o Banco Central do Irã será proibido de acessar o sistema financeiro dos EUA. Em particular, a nova lei autoriza o congelamento dos bens de qualquer instituição financeira que negocie com Teerã contratos petroleiros.  

A resposta oficial iraniana não tardou em chegar. “O Banco Centra é a espinha dorsal para tratar com a pressão dos inimigos, e com força e autoconfiança deve ter a solidez para eliminar as conspirações desses inimigos. Devemos proteger ao povo e ao país contra as conspirações dos inimigos, com o fim de que o povo não esteja sobre pressão”, afirmou no domingo o presidente iraniano, Mahmud Ahmadineyad, enfatizando que atualmente o setor econômico não sofreu problemas particulares. Aparte, esta semema, o Irã ameaçou bloquear as exportações petroleiras no Estreito de Ormuz, por onde fluem 40% do trafico de petróleo mundial, se o Ocidente impuser sanções contra suas exportações de petróleo.

Para mais inforaçõe: vídeo do dia 31-12-2011





Fonte:

Tradução:
Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Um comentário:

  1. Primeiramente eu achei o máximo a atitude do Irã,
    pos se todos fizessem o mesmo os Estados Unidos não tirava essa bronca com aqueles que eles querem e fazem mesmo. Eles (EUA) acham que são os poderosos de todos e é por isso que acontece esses atentados que nem eles mesmo sabem quais foram os responsáveis.

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home