ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 14 de janeiro de 2012

O regime israelense debilita a esperança de estabelecer um Estado Palestino

O novo informe da União Europeia (EU) assinala que as ações ilegais do regime de Israel na Região da Cisjordânia (sob o controle total do regime israelense) está seriamente debilitando os projetos destinados ao estabelecimento de um Estado palestino conforme a base de fronteiras prevista em 1967.  

O informe, que chegou aos meios de imprensas quinta-feira, tem assinado vários aspectos importantes que podem desgastar seriamente as possibilidades de formação do Estado palestino independente. Destacam-se os seguintes: a demolição de casas e fazendas palestinas pelo regime de Tel Aviv, a implacável expansão dos assentamentos judeus e as proibições que impõem este regime a respeito da expulsão dos palestinos nos territórios invadidos, informou PressTV.

Enfatizando o fato de que a população judia tem duplicado seu número em relação aos palestinos nas regiões rurais, o informe adverte claramente que “se as tendências atuais não se detiverem ou mudarem, o estabelecimento de um Estado palestino possível e conforme as fronteiras previstas em 1967, parece mais inalcançável que nunca”.   

O estudo de 16 páginas, realizado pelos chefes da missão da EU em Al-Quds (Jerusalém Oriental) e Ramallah, solicita aos Estados membros,  “em coordenação com outros esforços internacionais”, que “sistematicamente expressem objeções” as medidas tomadas por Israel referentes às expulsões dos palestinos de áreas sob controle israelenses (Zona C).

“A Zona C possui vários recursos naturais e também conserva muitos terrenos que seriam importantes para o futuro crescimento demográfico e econômico de um possível Estado Palestino”, considera o estudo.

O informe, intitulado “A Zona C e a construção de um Estado Palestino”, solicita a UE que apoie uma ampla gama de projetos de construção com o fim de proteger os direitos dos palestinos, cada vez mais isolados na mencionada área. A “Zona C”, composta por todos os 124 assentamentos judeus – qualificados de ilegais pela comunidade internacional, está sobre controle direto do regime israelense. Ademais, está formada, em sua maior parte, por 62% dos territórios da Cisjordânia, incluindo os territórios mais férteis e ricos da região.

Cabe acrescentar que os Acordos de Oslo, declaração assinada em 1993 entre o regime de Israel e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) – que atuou como representante do povo palestino – se especifica as divisões territoriais. Esta declaração está constituída por 7 artigos e divide a Cisjordânia em três áreas: zona A (sob pleno controle palestino), zona B (sob controle compartilhado entre israelenses e palestinos) e a zona C (sob pleno controle israelense).

Fonte:


Tradução:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home