ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Passam de 20 presos, na primeira passeata estudantil de 2012, no Chile

Mais de uma dúzia de presos deixou hoje em Santiago uma passeata organizada por algumas organizações de estudantes secundaristas, a primeira de 2012, que contou com o aval das principais federações estudantil, segundo disseram os seus dirigentes.

A passeata foi convocada através das redes sociais Facebook e Twitter, disse aos jornalistas, Sebastián Donoso, presidente da Federação de Estudantes da Universidade de Santiago (USACH), em cujas imediações, teve início a manifestação.

“Não temos ideia por que estão gerando estes distúrbios”, acrescentou, enquanto a Polícia atacava aos manifestantes para dissolver a passeata, que no momento de pico chegou a somar ao redor de mil participantes.

No ano passado, o movimento estudantil chileno se manteve mobilizado de maio até dezembro em demanda de uma educação pública, gratuita e de qualidade, mediante continuas marcas e ocupações de centenas de estabelecimentos de ensino médio e universitário.

Mas, durante o verão austral, que é época de férias, nunca se tinha registrado manifestações desse tipo. 

Os manifestantes trataram de marchar pela Avenida Bernardo O´Higgins, mas depois da ação policial, apenas uns 300 conseguiram chegar ao ponto de destino, central Praça Almagro, onde estava previsto parar o ato cultural que não se concretizou. 

Em mudança, os grupos de encapuçados se enfrentaram de forma esporádica durante umas duas horas com a polícia, que deteve a 21 deles, segundo fontes de Carabineiros (Polícia militarizada).

Nos intervalos, encapuçados se refugiaram na sede de uma universidade privada situada no setor.

Em alguns textos que circulava nas redes sociais, os organizadores argumentavam que “as conquistas do movimento estudantil só serão produto do que o próprio movimento for capaz de criar, e para ele o ano de 2012 será decisivo”.

“Temos aprendido com dos erros do passado e agora com mais força que nunca e seguiremos lutando pela educação que o Chile merece”, diz o texto, que também protestava pela chamada “Lei antitomas”, que impões o Governo e que estabelece penas de prisão para aqueles que usem capuz e exerçam violência em manifestações de ruas.

Fonte:

http://www.cubadebate.cu/noticias/2012/01/19/sobrepasan-los-20-detenidos-en-la-primera-marcha-estudiantil-de-2012-en-chile/

Tradução de:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home