ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Porta-aviões dos EUA cruza o Estreito de Ormuz em ‘suposta’ manobra de rotina


O porta-avião dos Estados Unidos, USS Abraham Lincoln, cruzou domingo o Estreito de Ormuz e chegou ao Golfo Pérsico, informou o Pentágono, logo que o Irã ameaçou em fechar a estratégica rota marítima.

“USS Abraham Lincoln completou um transito regular e de rotina pelo Estreito de Ormuz para levar a cabo previstas operações de segurança marítima”, disso o porta-voz do Departamento de Defesa John Kirby a AFP, por meio de um correio eletrônico.  

Os buques de guerra americanos operam com frequência no Golfo. Mas quando o porta-aviões USS Abraham Lincoln saiu no final de dezembro passado, as autoridades do Irã advertiram aos Estados Unidos que não voltasse a cruzá-lo. No entanto, o Irã disse domingo que considerava normais as operações navais dos Estados Unidos no Pacífico.

O Irã insinuou recentemente que poderia utilizar a força militar para fechar o Estreito em represália pelas novas sanções econômicas da comunidade internacional.

O porta-aviões - que pode transportar até 80 aviões e helicópteros - foi escoltado pelo cruzeiro de misseis USS Cape St. George e dois contratorpedeiros.

Enquanto que navios aliados tendem a participar em exercícios navais dos Estados Unidos, a presença britânica e francesa no Estreito parece ser uma mensagem ao Irã sobre a determinação ocidental de manter aberta essa via marítima.

Os líderes militares e políticos do Irã advertiram, no inicio do ano, que poderiam fechar o Estreito se a crescente pressão das sanções do Ocidente contra seu programa nuclear detiver suas importações de petróleo.

O Estreito é uma via chave para a saída de petróleo do Golfo.

Fonte:


Tradução de:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home