ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Primeiro Ministro chinês pede esforços mundiais para garantir o fornecimento de energia

O primeiro ministro chinês propõe estabelecer um mecanismo de administração do mercado mundial de energia baseada no principio de benefício mutuo e dentro do marco do G20.

*****

O primeiro ministro da China, Wen Jiabao, exortou hoje a comunidade internacional a trabalhar para garantir um fornecimento mais seguro, mais instável e sustentado do mercado energético mundial.

“Para reduzir os problemas e desigualdades geradas pelas questões energéticas e os recursos, os países do mundo devem empreender maiores ações e realizar mais esforços”, disse Wen em seu discurso na V Conferência Mundial sobre a Energia do Futuro (CMEF).

O primeiro ministro exortou aos países que protejam eficazmente a segurança energética global.  Com este objetivo, Wen propôs um mecanismo de administração do mercado mundial de energia baseada no principio de benefício mutuo e dentro do marco do G20. 

Também, Wen sublinhou que a China, como sempre, respeita as vias que têm levantado os governos e os povos da Ásia Ocidental e do Norte da África para desenvolver suas próprias economias, aproveitando seus abundantes recursos naturais.

“China trabalha com as nações do mundo para reforçar a cooperação internacional e promover a inovação sustentável com o objetivo de construir um novo mundo com um desenvolvimento ecológico e crescimento sustentável”, disse o primeiro ministro chinês.

Wen formulou, também, uma proposta de quatro pontos para alcançar os objetivos.

Primeira, incrementar a eficiência energética deve ser a prioridade da agenda para estabelecer economias nacionais caracterizadas por um consumo reduzido e mais eficiente de energia e menos emissões.

Segundo, o desenvolvimento das energias renováveis deve promover-se através da adoção de políticas mais favoráveis para ajudar ampliar a aplicação tecnológica, num esforço para reduzir custos.

Sua terceira proposta foi promover ativamente as novas tecnologias para elevar a eficiência. Ao passo em que se protege apropriadamente a propriedade intelectual, os países desenvolvidos devem ajudar aos que estão em desenvolvimento e aos subdesenvolvidos a intensificar os esforços de transferências de tecnologia, disse Wen. 

A CMEF, uma plataforma global criada em 2008 para futuras soluções sustentáveis em mateiras de energia, reúne lideres da indústria, investidores, cientistas, especialistas, estadistas e pesquisadores, para discutir os desafios do aumento da demanda de energia e as ações necessárias para alcançar um futuro mais limpo e sustentável.

Wen chegou aos Emirados Árabes Unidos na manhã de ontem para concluir uma visita oficial a Arábia Saudita. Seu próximo destino será Catar.

Fonte:

http://spanish.china.org.cn/china/txt/2012-01/17/content_24427035.htm

Tradução de:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home