ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 28 de janeiro de 2012

UE: A beira de um abismo econômico devido ao embargo do petróleo iraniano (+Vídeo)

“A União Europeia será gravemente danificada com a política de seguimento das diretrizes de Washington”, opina o analista internacional Txente Rekondo, que comentou a RT a decisão dos Estados europeus de introduzir um embargo às importações do petróleo iraniano.

Por sua vez, Estados Unidos, que segundo o analista, é o  impulsionador destas medidas contra o Irã, “não vai perder nada”, porque não depende do petróleo da República Islâmica e não o importa há uns 30 anos. 

No final de novembro passado, EUA, Canadá e Grã Bretanha aprovaram sanções unilaterais contra o setor financeiro e energético da economia iraniana. Por sua vez, em 23 de janeiro, a União Europeia aprovou o embargo do petróleo persa que entrará em vigor a partir de 1 de julho.

Segundo Rekondo, a Europa adiou a introdução do embargo para que os países da união, mais dependentes dos Hidrocarburos iranianos, possam buscar a outros provedores de petróleo.

Irã ‘contra-ataca’

Não obstante, nesta quinta-feira, Teerã fez um movimento imprevisto declarando que poderia cortar o fornecimento de petróleo aos países europeus já a partir da próxima semana. O analista assinala que esta declaração mostra que a República Islâmica “está disposta a responder diplomaticamente a medidas contra o interesse da soberania nacional iraniana”.

Se o Irã cumprir sua promessa, os Estados europeus como Grécia, Espanha e Itália, cujas importações de petróleo dependem em cerca de 14% do petróleo iraniano, segundo Rekondo, se verão em uma situação muito difícil, já que não lhes dará tempo a encontrar uma alternativa ao petróleo persa.

Quem poderia substituir o petróleo iraniano?

O analista assinala que a UE busca provedores no Golfo Pérsico, assim como, em Nigéria e Noruega e, inclusive, não descarta o uso do petróleo líbio, possibilidade que “se mostra bastante longe da realidade”, segundo Rekondo. O Analista sustentou que, isso, até quanto à petro-monarquias do Golfo Pérsico puderem aumentar a produção, não tem que esquecer que tem contratos em vigor com outras partes do mundo, sobretudo, com os estados da Ásia. O mesmo ocorre com a Nigéria e Noruega. 

Quanto à Líbia, onde a situação “está longe de ser normal”, a extração de petróleo (com a qual “evidentemente suspiraram os países, como a Itália”) pode acarretar dificuldades.

Rekondo não duvida de que a situação atual levará a um aumento iminente dos preços do petróleo, o que, por sua vez, “vai gerar uma maior incerteza nas economias da UE e mais danos do que hoje em dia”.

Irã seguirá a flutuar

O cessar do fornecimento de petróleo aos países europeus irá, em curto prazo, reduzir a economia iraniana, opina o analista. Não obstante, aponta que tem que se ter em conta que a maior parte das exportações de petróleo do Irã é para outros estados, com China, a Índia, Correa do Sul e Japão. E os Governos da China e da Índia já solicitaram ao Irã maiores volumes de petróleo para seus respectivos países, pelo que parece, é pouco provável que o bloqueio possa supor um grande dano para as finanças da Republica Islâmica. 




Fonte: http://actualidad.rt.com/actualidad/internacional/issue_35415.html

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home