ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 21 de janeiro de 2012

Uma intervenção militar árabe contra Síria obrigaria o Irã à ‘mover ficha’ (+ III Vídeos)

O chefe da missão de observadores da Liga Árabe na Síria apresentará neste sábado os resultados de seu trabalho em uma sessão presidida pelo Catar, país que propõe a intervenção de tropas na Síria.

Os especialistas asseguram que, caso se produz uma ingerência militara na Síria, o Irã se veria obrigado a intervir ali com suas tropas, com base nos acordos militares assinados entre ambos os países. 
O volumoso texto dos observadores será apresentado pelo chefe da missão, o general sudanês Mustafa Al-Dabi, e será discutido no Cairo durante uma reunião dos ministros de exteriores dos países árabes. Ali, o comitê sobre Síria, encabeçado por Catar e integrado, também, por Arábia Saudita, Egito, Argélia, Sudão e Omã, decidirá a possível prolongação da missão observadora, perspectiva que respalda a maioria dos estados árabe e a Rússia, segundo nosso correspondente Armem Zajarián.

As potências orientais também poderiam chegar a um acordo sobre a proposta do emir do Catar, Hamad Bin Khalifa, sobre a ingerência militar árabe na Síria, conducente a “deter a matança”.

“Se a Liga Árabe aprova uma intervenção contra a Síria, sentaria um precedente totalmente perigoso para o mundo”, sustenta a analista internacional Laila Tajeldine. Este precedente “desataria uma guerra em grande escala”, na qual se envolveria o Irã, com base nos convênios entre a república islâmica e a Síria, Teerã se veria obrigado a mandar suas tropas ali, em tal caso. A missão árabe, composta por uns 165 observadores, tem como objetivo supervisionar a situação em diferentes regiões da Síria, aonde a confrontação entre o governo e a oposição não cessa. Numerosos países árabes e a Rússia defendem a via diplomática como uma solução para a Síria e o cessar da violência, venha de onde for.

Também há analistas que consideram desnecessária a extensão da missão de observadores na Síria. “Tiveram um mês, tempo mais que suficiente para que vejam tudo e visitem todos os lugares”, opina a especialista em Oriente Médio, Nagam Salman.

“É um assunto sírio, assim que, o Governo e a oposição síria têm de sentar-se já e estabelecer um diálogo nacional para poder solucionar este conflito”, disse a analista. No entanto, a resolução do problema, segundo ela, “não está apenas nas mãos da Síria, mas também, do Ocidente, dos EUA e inclusive de determinados países árabes”.

Enquanto isso, a Liga Árabe se inclina, em geral, a prolongar a missão observadora na Síria, segundo Ali Al-Garush, funcionário do grupo.

Fonte:

http://actualidad.rt.com/actualidad/internacional/issue_35123.html

Tradução de:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home