ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 7 de janeiro de 2012

Vínculos entre o Irã e a América Latina aterrorizam os EUA

Washington pediu sexta-feira aos países latino-americanos que evitem desenvolver laços com o Irã, agora que seu presidente, Mahmud Ahmanineyad, começou uma visita pela região.

O mandatário iraniano viajará no domingo a quatro nações da América Latina, a saber, Venezuela, Nicarágua, Cuba e Equador, em sua sétima visita oficial a esta região, desde que assumiu a presidência em 2005, informa AFP.

O Irã tem ampliado as relações bilaterais com a América latina nos últimos anos, especialmente nos setores de comércio e indústria, circunstância que tem criado certo pavor a Washington por ver “ameaçados” seus interesses nesta região. Neste sentido, o presidente americano, Barack Obama, pediu em dezembro passado a Venezuela que corte todos os seus vínculos com o Irã.

A porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Victoria Nuland, advertiu na sexta-feira aos Estados latino-americanos que evitassem promover as relações diplomáticas e comerciais com a República Islâmica do Irã. “Estamos deixando absolutamente claro aos países de todo o mundo que não é momento de aprofundar os vínculos, nem os de segurança e nem os econômicos com o Irã”, assinalou.  

Ahmadineyad chegará a Caracas na noite de domingo, dando inicio, assim, a uma visita de cinco dias de duração. Depois da Venezuela, na terça-feira se dirigirá a Nicarágua, onde se reunirá com o presidente deste país, Daniel Ortega. O período do presidente iraniano finalizará com sua visita a Cuba e ao Equador.

Os quatro países da América Latina, anteriormente mencionado, mantém tensas relações com os Estados Unidos, no entanto, seus mandatários, durante os últimos quatro anos, têm realizado numerosos visitas a Teerã para cimentar vínculos diplomáticos e comerciais com o país persa, segundo a mesma fonte.

Na terça-feira passada, o diretor geral de Assuntos Internacionais do gabinete do presidente iraniano, Mohamed Reza Forghani, declarou que a visita de Ahmadineyad a América Latina, região conhecida como o quintal dos Estados Unidos, mostra a grande atividade diplomática que Teerã esta levando a cabo neste cenário internacional.

Fonte:


Tradução:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home