ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 4 de fevereiro de 2012

ALBA é contra o neocolonialismo britânico nas Malvinas

Os países membros da aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA) elaboraram, durante sua Conferencia em Caracas (5 de fevereiro), capital venezuelana, um comunicado contra o “esforço [tentativa] neocolonial” da Inglaterra nas Ilhas Malvinas.

A iniciativa provém do Partido Social Unido da Venezuela (PSUV): “Temos proposto através do PSUV, que esta tarde, façamos uma firme declaração contra o esforço neocolonial de algumas potências, neste caso, da Inglaterra”, declarou sexta-feira para a televisão estatal venezuelana o Presidente do Parlamento Latino-Americano (Parlatino), Rodrigo Cabezas, cita a agência Télam.

Cabezas considerou, igualmente, que o enviou do buque militar britânico as Ilhas Malvinas é uma ofensa para a Argentina e toda a América Latina.

A tensão verbal entre Londres e Buenos Aires em torno das Ilhas Malvinas tem se recrudescido nas últimas semanas, especialmente, depois da saída ofensiva do primeiro ministro britânico, ao acusar a Argentina de “colonialismo” por reclamara sua soberania sobre as Malvinas.

Altas autoridades argentinas, encabeçadas pela presidenta Cristina Fernandez, condenaram as declarações britânicas, recordando-lhe a larga e volumosa história colonialista do Reino Unido.

O Reino Unido ocupou ilegalmente, em 1833, o arquipélago das Malvinas, e desde então é um verdadeiro cavalo de batalha entre Argentina e a Inglaterra.

Bueno Aires, por sua parte, considera que as Ilhas Malvinas, localizadas a 250 léguas marinhas da costa argentina, no Oceano Atlântico, são uma parte de seu território.

Argentina e o Reino Unido se enfrentaram numa guerra que durou de 14 de junho de 1982 até 2 de abril do mesmo ano: acabou com a vitória britânica, e 649 argentinos e 255 ingleses morreram.  

A resolução número 2065 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e as novas resoluções subsequentes, deste organismo internacional, chama a Londres a negociação com a Argentina sobre as Malvinas, mas, de momento, o Reino Unidos não está pelo trabalho [mas, pela intimidação militar colonialista (agríssimo do tradutor)].


Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz historia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home