ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Alba respalda reinvindicação da Argentina pela soberania das Malvinas

A Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) respaldou, nesta quarta-feira, o reclamo que mantém a Argentina pela soberania das Ilhas Malvinas, ocupadas pelo Reino Unido desde 1933.

O Conselho Político de ALBA-TCP, reunido em Cuba, exigiu que o tema das Ilhas Malvinas fosse incluído na agenda da VI Conferência das Américas, prevista para abril próximo, em Cartagena, Colômbia.

Numa declaração especial, ALBA recordou que a Organização das Nações Unidas (ONU) tem aprovado resoluções para a solução pacífica sobre o problema das Malvinas. Os chanceleres presente na reunião qualificaram de inaceitável as posições colonialistas de Londres.

O ministro de Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, expressou que o Reino Unido trata de manter o controle sobre o território, localizado a 13 mil quilômetros de distancia.

“Grã Bretanha a 13 mil ou 14 mil quilômetros de sua terra, de seu território, vai seguir tendo uma colônia pegada a Argentina”, enfatizou.

Patiño pediu ao governo britânico para “aceitar o pedido das Nações Unidas de sentar-se a mesa de negociação sobre a descolonização das Malvinas”.

O Chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, chamou para a desmilitarização do Atlântico Sul, com a retirada dos buques de guerra enviados pelo Reino Unido a região, posição de força que atiça o conflito com a Argentina.

Os diplomatas insistiram em que a América Latina e o Caribe é um região de paz que não necessita da presença militar estrangeira.

Nesta oitava reunião extraordinária do Conselho Político de ALBA-TCP, realizada em Cuba, foi designado ao venezuelano Rodolfo Sanz, como novo secretário executivo do organismo de integração.

Sanz é embaixador da Venezuela no Equador e foi vice-ministro de Relações Exteriores para a América Latina, membro da Assembleia Nacional Constituinte de seu país e presidente da Comissão de Bingos e Casinos, entro outros cargos.  

Fonte:

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home