ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Casa Branca aumenta o orçamento de sua agência “criadora de democracia” (+Vídeo de RT)

O Governo de Washington poderá gastar mais de 7.000 milhões de dólares, no próximo ano, financiando a promoção da democracia e apoiando no exterior outros Estados. Apesar do proposito oficial de promover os direitos e liberdades, os especialistas denunciam que na realidade a USAID serve de encobrimento para os agentes da CIA e as operações de ingerências em assuntos internos de outros países.

Este plano foi apresentado ao Congresso através de um projeto de orçamento comum do Departamento de Estado e a Agência para o Desenvolvimento Internacional.

Neste ano a Casa Branca pediu para alocar um pouco mais de 7.000 milhões de dólares para respaldar a democracia e a ajuda, economicamente, ao exterior. O administrador da agência USAID confessou que sua instituição investe bilhões de dólares anuais em operações na América Latina e Caribe.

O escritor Juan Carlos Zambrana disse a RT que com esta atividade se busca derrotar os governos com os quais não está satisfeito as Casa Branca.  

“Aparentemente, se destinam a promoção da democracia, mas, na realidade, sabemos que todo esse dinheiro se destina a desestabilização, porque, os EUA promovem um tipo de democracia compatível, entre aspas, com a democracia americana”.   

Sobre a repercussão que isto pode ter sobre a região, Zambrana assegurou que “para a América Latina, isso significa, submetimento e neocolonialismo, então, quando existem governos que resistem a essas politicas, os EUA utilizam todos estes mecanismo para tratar de influenciar a politica interna desses países e mudar o governo”.

Sem autoridade moral

O escritor, igualmente, foi enfático ao referisse a incapacidade moral de Washington para pretender ditar normas de conduta na região, já que, “é realmente paradoxal que os EUA queiram promover a democracia na América Latina quando não estão em condições absolutas de ensinar democracia a ninguém”.  

Zambrana concluiu, dizendo que, a democracia dos EUA está em tremendos problemas, que está sob o controle das corporações que financiam as campanhas eleitorais e que “corrompem aos políticos, na medida em que, têm se apoderado e prostituido a democracia, então, não tem nada que ensinar a América Latina e eu creio que os países latinos americanos devem se afastar ainda mais e não permitir nem sequer a mal chamada ajuda humanitária”.



 

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home