ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Conflito entre sem-terras e “brasiguaios” reacende no Paraguai (+Áudio)


O ministro do Interior acredita que é “difícil” o presidente Fernando Lugo avançar em leis para uma “ampla reforma agrária” há menos de um ano das eleições presidenciais.

O conflito entre sem-terras paraguaios e fazendeiros brasileiros reacende na região de fronteira. A disputa reiniciou em meados de janeiro, quando aumentaram o número de ocupações de terras no Paraguai. Os camponeses questionam a propriedade das áreas pelos colonos brasileiros. O ministro do Interior do Paraguai, Carlos Filizzola, declarou esta semana que os proprietários rurais que tiverem títulos “ilegais” perderão as terras, independente da nacionalidade.

Os processos de veracidade e legalidade das posses serão julgados pelo Poder Judiciário paraguaio.

Um dos locais de maior conflito é no departamento de Alto Paraná, onde o brasileiro naturalizado paraguaio Tranquilo Favero, apelidado pela imprensa local de “rei da soja” possui propriedades. O Paraguai é hoje o quarto maior exportador de soja do mundo, porém esta não é a atividade que mais gera empregos diretos à população, declarou o ministro.

De acordo com Filizzola, a distribuição de terra é um dos grandes problemas do país. Atualmente, o Paraguai possui 6,4 milhões habitantes, sendo 35% pobres; e 80% das terras estão concentradas em 2% da população.

Ainda que o problema seja grave, o ministro do Interior acredita que é “difícil” o presidente Fernando Lugo avançar em leis para uma “ampla reforma agrária” há menos de um ano das eleições presidenciais.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes (13/02/12)

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home