ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Coreia do Norte confirmou a suspensão de seu programa nuclear (+Vídeo)

Coreia do Norte confirmou a suspenção de seu programa nuclear, as atividades relacionadas com o enriquecimento de uranio e lançamentos de misseis de longo alcance.

“Para melhorar o ambiente de diálogo e mostrar sua disponibilidade para se desnuclearizar, a República Popular Democrática da Coreia acordou em introduzir uma moratória contra lançamentos de misseis de longo alcance e provas nucleares”, informou o Departamento de Estado dos Estados Unidos. As autoridades norte-coreanas concordaram, também, em parar o reator de Yongbyon, principal servidor nuclear, aparentemente, de caráter bélico, e permitir o acesso dos inspetores do Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA) a suas instalações nucleares.  

“EUA está profundamente preocupado pelas atividades da Coreia do Norte em relação a um amplo circulo de problemas, mas, a declaração de hoje reflete um importante – embora seja reduzido – avanço até resolvê-los”, destacou a porta-voz do Departamento de Estado, Vitoria Nuland.

Como contrapartida, Washington está disposto a considerar a possibilidade de enviar a Pyongyang 240.000 toneladas de alimentos, confirmou, por sua parte, o Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia do Norte. Comunicou que os detalhes do fornecimento serão estipulados em um futuro próximo.

“A moratória nuclear norte-coreana é um ‘modesto’ primeiro passo na direção correta. Washington seguirá atentamente e concluirá segundo a atuação das novas autoridades do país”, sustentou a secretaria de Estado norte-americana, Hillary Clinton.  

A OIEA, por sua parte, aplaudiu a decisão de Pyongyang e a qualificou de “um importante avanço”. Comunicou, também, que está disposto a mandar uma delegação ao país para comprovar o cumprimento da moratória.

O Ministro do Exterior da Coreia do Sul qualificou o acordo conseguido entre EUA e Coreia do Norte como “um fundamento de um movimento adiante para resolver o problema nuclear norte-coreano”. Japão, um dos integrantes do sexteto que se dedica a abordar os temas do programa nuclear norte-coreano a nível internacional, também, reconheceu que se trata de um importante passo para a resolução da crise nuclear na península coreana.




Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home