ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cuba participaria de Cúpula das Américas se fosse convidada


Cuba participaria da Cúpula das Américas de abril em Cartagena, Colômbia, se fosse convidada, assinalou hoje nesta capital o chanceler Bruno Rodríguez.

Durante a instalação no hotel Ocidental Miramar de uma reunião do Conselho Político da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), detalhou que a ilha fixou essa postura diante de uma consulta do governo colombiano.

Em caso de ser convidada, Cuba assistiria a partir de suas posições de apego à verdade e sua tradicional política exterior de princípios e faria isso com respeito, apontou.

Os oito países da ALBA trabalham aqui no acordo de posições com relação à Cúpula de Cartagena.

Enquanto o bloco integrado por Antigua e Barbuda, Bolívia, Cuba, Dominica, Equador, Nicarágua, São Vicente e as Granadinas e Venezuela defende a participação de Havana em todos os fóruns regionais, a Casa Branca insiste em tentar isolar a ilha.

A propósito desse cenário, Rodríguez considerou que nenhum espaço pode se chamar de "as Américas" se exclui de forma infundada e injusta Cuba.

Também assinalou que a Cúpula deve abordar temas convertidos em prioridades para os latino-americanos e caribenhos, como a materialização do fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba, medida estendida por mais de meio século, e o fim da ocupação britânica das Ilhas Malvinas argentinas.

Ao mesmo tempo, o chanceler cubano ratificou o desinteresse de Havana em reingressar à Organização de Estados Americanos (OEA), entidade que considerou uma plataforma utilizada pelo governo estadunidense para suas pretensões de dominação regional.

"Reiteramos que Cuba não regressará à OEA, nem lhe interessa ter nenhuma relação com essa organização que tem servido para propósitos de dominação, ocupação e agressão, como plataforma dos Estados Unidos para agredir e espoliar a América Latina e o Caribe", afirmou.

Havana, 15 fev (Prensa Latina) [Modificado el ( miércoles, 15 de febrero de 2012 )]

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home