ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Denunciam na Rússia preparo de expediente para atacar ao Irã

As potências ocidentais preparam um "expediente" ou casus belli para justificar uma agressão ao Irã, sem medir as consequências nefastas de um conflito na região, denuncia hoje o canal de televisão Russia Today (RT).

Se há algum perigo real de uma catástrofe nuclear no Oriente Médio, esta provem de Israel, Estados Unidos, Grã-Bretanha ou França, com porta-aviões, destruidores e armas nucleares nessa zona, declarou a RT o cientista político Adrian Salbuchi.

O especialista respondeu dessa forma as advertências realizadas pelo ministro britânico do Exterior, William Hague, sobre o suposto perigo de uma guerra fria na zona mesoriental e uma acelerada proliferação nuclear com efeito desestabilizador, em alusão ao Irã.

A concentração de grande quantidade de forças navais e aéreas próxima de sua costa, incluídas armas atômicas dos países ocidentais mencionados, inquieta o Irã, declarou Salbuchi.

O especialista disse que depois da República Islâmica confirmar seu desejo de continuar as negociações com os Estados Unidos e a União Européia (UE), o ministro israelense de Defesa, Ehud Barack, se apressou a pedir mais sanções unilaterais contra o Irã.

Também opinou que o Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA) quase ficou sob o controle dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e França, o que o pôs em dúvida sobre algum possível passo positivo após a inspeção do OIEA ao Irã, prevista para a próxima semana.

Agora se trata de criar um "expediente" para justificar aqui um casus belli, mas diferente do do Iraque, cuja falsidade de argumentos se demonstrou depois, para o Irã prepara-se um documento mais elaborado, ainda que mesmo assim cheio de invenções, disse. As potências ocidentais não levam nada em conta a irresponsabilidade de levar a guerra ao Oriente Médio, considera o meio de imprensa russo.

O conflito entre algumas nações ocidentais e o Irã pode se transformar em um confronto entre as maiores potências do mundo, disse a RT John Rees, ativista da Coalizão Stop the War.

Segundo Mahdi Hasan, editor-chefe da revista New Statesman, os Estados Unidos buscam provocar ao Irã para que este dê uma resposta militar e, com isso, contar com um pretexto para o ataque, ainda que lhes preocupam as intenções de Israel de agredir ao Irã nos próximos meses, opinou.

Moscou, 19 fev (Prensa Latina) [Modificado el ( domingo, 19 de febrero de 2012 )]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home