ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Eleições e cúpula franco-britânica marcaram semana francesa

A confirmação da candidatura à reeleição do presidente Nicolás Sarkozy e a decisão da França e do Reino Unido de fortalecer a aliança militar e nuclear foram notícia esta semana no país francês.

Na quarta-feira passada em uma entrevista de televisão, o governante anunciou sua intenção de postular-se para um segundo mandato, algo que era um segredo já conhecido há vários meses.

Em seu discurso, Sarkozy defendeu as medidas de austeridade adotadas frente à crise e disse que convocará referendos sobre os problemas mais delicados, como o desemprego, apesar de durante seu mandato terem sido perdidos um milhão de postos de trabalho.

Embora o presidente tenha insinuado apresentar sua candidatura em meados de março, precisou antecipar o anúncio para tentar cortar sua desvantagem frente ao favorito nas pesquisas, François Hollande, do Partido Socialista (PS).

Segundo a mais recente pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos de Mercado e de Opinião BVA, no primeiro turno das eleições de 22 de abril Hollande obteria 31 por cento dos votos e Sarkozy 26.

Enquanto no segundo turno de 6 de maio o PS venceria com 56 por cento dos votos, contra 46 da governamental União por um Movimento Popular.

Dois dias após o anúncio de sua candidatura, Sarkozy recebeu no Palácio do Eliseu o premiê do Reino Unido, David Cameron.

Durante a cúpula franco-britânica ambos países acordaram reforçar sua aliança militar e nuclear e anunciaram um projeto conjunto para a fabricação de drones, aviões não tripulados que em nações como Paquistão e Afeganistão já causaram numerosas mortes de civis.

No meio de uma severa crise financeira na Europa, os dois países propõem-se, além disso, uma escalada em seu potencial bélico com a produção de mísseis anti-navais e o fortalecimento das comunicações militares satelitais, entre outros objetivos.

Também assinaram um acordo para que empresas francesas como Areva e EDF construam vários reatores nucleares no Reino Unido.

Depois da reunião no Palácio do Eliseu, Cameron pareceu deixar de lado suas recentes diferenças com Sarkozy, ao expressar seu apoio à reeleição do mandatário francês.

Paris, 18 fev (Prensa Latina) [Modificado el ( sábado, 18 de febrero de 2012 )]

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home