ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

EUA: Irã alista ‘busques suicidas’ para um possível conflito militar (+Video)

As autoridades do Irã estão preparando-se para utilizar ‘busques suicidas’ durante um eventual conflito militar com os Estados Unidos e Israel, anunciou o chefe da Armada americana na região, Mark Fox.

O vice-almirante declarou que Teerã aumentou a quantidade de submarinos e lanchas rápidas de ataque em águas próximas de seu território e alguns dos buques pequenos foram equipados com ogivas que podem ser usadas como um explosivo para operações suicidas. “Los iranianos têm um amplo inventario de minas”, comentou.

Todos estes meios estão destinados ao bloqueio do Estreito de Ormuz, uma ação com a qual os persas ameaçam varias vezes. As autoridades da República islâmica anunciaram que vão tomar esta medida em caso de que se aplique um embarco sobre as exportações de seu petróleo.

Sanções e bloqueio

No entanto, embora a União Europeia tenha aprovado as sanções, que apontam reduzir a zero as compras de petróleo iraniano a partir de 1 de julho, a republica islâmica, todavia, não concretizou sua ameaça.

Os EUA, no que diz respeito ao Estreito e seu possível fechamento, anunciou que “não permitirá” que se leve a cabo está ação. Os especialistas indicam que as forças navais dos países ocidentais na região, aonde, recentemente, foram enviados busques da Inglaterra e França, são muito mais potentes do que os iranianos.  

Não obstante, a própria doutrina militar persa afirma que o Irã tem poucas possibilidades de ganha em caso de combate aberto com um inimigo potente. Em vez de entrar em tal luta, o documento, em sua parte naval, prevê a exploração das vulnerabilidades do inimigo com apoio de pequenos, mas bem armados, navios e lanças rápidas para surpreender ao adversário num momento e lugar inesperado.

Azerbaijão, aliado de Israel?

Enquanto isso, o ministro dos Assuntos Exteriores do Irã chamou ao embaixador do Azerbaijão em seu país para acusá-lo de colaborar com os serviços secretos israelenses, apoiando aos espiões que, segundo Teerã, mataram a seus cientistas nucleares Mostafa Ahmadi-Roshan, em 11 de janeiro de 2011.  

As autoridades iranianas protestaram oficialmente contra as ações do Azerbaijão, anunciando que um dos terroristas que matou a Ahmadi-Roshan foi a Tel Aviv através do território azeris.

As tensões entre o Irã e seus vizinhos da Ex-União Soviética se recrudesceram nos últimos meses. Em janeiro, Azerbaijão deteve duas pessoas, supostamente vinculados à inteligência iraniana, que foram acusadas de preparar ataques contra o Estado.

E em outubro de 2011, o Irã acusou aos azeris de assassinato de seu soldado que “por erro” ingressou no território do Azerbaijão.



 

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home