ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Indígenas bolivianos mantêm vigília por construção de estrada

A marcha do Conselho Indígena do Sul (Conisur por sua sigla em espanhol) entrará hoje aqui em seu segundo dia de vigília, esperando negociações com a intenção de abolir uma lei e construir uma estrada em sua região.

Os dirigentes do Conisur querem forçar, com essa medida, os líderes da Confederação Indígena da Bolívia (Cidob) a um diálogo sobre a lei Curta 180, a qual declara a intangibilidade do Território Indígena e Parque Nacional Isiboro-Sécure (Tipnis).

O cacique maior do Conisur, Gumercindo Pradel, advertiu que não se moverá de La Paz enquanto não conseguir a anulação da referida Lei Curta e para consegui-lo, primeiro deve convencer os líderes da Cidob.

Pradel prometeu não ir com as mãos vazias e adiantou que a vigília será o marco para esperar aos dirigentes da Cidob, que estão até agora relutantes a sentar à mesa de negociações.

A construção da estrada, segundo Pradel, trará desenvolvimento às comunidades que vivem no parque, e advertiu que não afetará o ecosistema, pois assim como em muitos países do mundo onde existem vias que atravessam reservas, o meioambiente e a natureza estão protegidos.

A marcha do Conisur, formada por umas quatro mil pessoas, chegou a esta capital na passada segunda-feira, depois de 44 jornadas de caminhada desde a localidade de Isinuta, no trópico de Cochabamba.

Nesta segunda-feira, seus dirigentes foram recebidos pelo presidente Evo Morales, e na terça-feira dialogaram com as titulares das câmaras de Senadores e de Deputados.

Morales visitou-os ontem no Coliseo da cidade e prometeu que não voltariam com as mãos vazias, porque tinha dado instruções a seus ministros de analisar a cada uma de suas demandas e atender as mais importantes.

No entanto, o chefe de Estado advertiu que o assunto da estrada tem que ser resolvido pelos líderes de ambas organizações indígenas, ainda que recordou que o investimento para a construção estava garantido.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home