ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Irã: “A BBC estendeu uma rede de espionagem na República Islâmica” (+Vídeo)

A cadeia britânica BBC criou uma rede de espionagem no Irã, segundo um comunicado do Corpo dos Guardiões da Revolução Islâmica, no qual detalha o funcionamento da corporação mediática no território do país.

“Seguindo as pautas da postura neocolonialista do Governo britânico e usando novos e complicados métodos de inteligências, a BBC tem criado uma rede de espionagem com o fim de colher informações secreto”, assinala a declaração.

Segundo a instituição, essa rede foi criada para recrutar políticos e intelectuais iranianos, assim como, para estabelecer vínculos com as organizações antirrevolucionárias da República Islâmica, como a terrorista Mojahedin Khalq. A rede teria que copilar dados secretos sobre os pontos e instituições estrangeiras do país, tais como, ministérios, embaixadas e até plataformas de petróleos.

Por sua para, a BBC, que não tem escritório na República Islâmica, nega ter colaboradores no território iraniano.

Os Guardiões da República assinalaram que vários membros da rede haviam sido presos e, em relação a 24 deles, já se apresentaram as acusações correspondentes. Igualmente, a Justiça iraniana acusou a 10 envolvidos que, atualmente, vivem fora do país.

A princípio de fevereiro, os serviços de segurança persas anunciaram a prisão de várias pessoas que supostamente trabalhavam para a BBC. Em novembro de 2011, foi preso outro colaborado suspeito da companhia britânica e dois meses antes, seis mais.

Depois dessas prisões, o ministro de inteligência do Irã, Heidar Moslehi, acusou a BBC de levar a cabo “atividades destrutivas” contra o Irã e servir de cobertura para diferentes “missões políticas e de inteligência”.

Marco Terranova Tenorio, especialista em assuntos internacionais, opina que hoje em dia a BBC não é um meio de comunicação, mas, “um instrumento político, um instrumento da Inteligência britânica”.




Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home