ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ministro russo de Exterior analisará crise interna na Síria

O ministro russo do Exterior, Serguei Lavrov, viajará hoje à Síria, onde se reunirá com o presidente desse país, Bashar Al-Assad, e analisará a crise interna.

Lavrov viajará junto ao chefe do Serviço de Inteligência Exterior, Mijail Fradkov.

O chefe da diplomacia absteve-se de revelar os detalhes da missão que lhe encomendou o mandatário russo, Dmitri Medvedev. "Quando se trata de um encargo como este, a mensagem só se revela direto ao destinatário", explicou o alto servidor público antes de partir a Damasco.

Especialistas locais destacam que uma das tarefas da delegação russa poderia consistir em conhecer na prática os detalhes do que ocorre na nação mediterrânea, no meio da imagem distorcida oferecida por meios de imprensa ocidentais.

Um segundo objetivo da visita seria conhecer mais sobre a oposição, relutante a iniciar um diálogo com o Governo, ao sentir-se respaldada pelo Ocidente que só põe ênfase na resposta do Estado sírio a ações violentas da oposição armada.

Nesse sentido, a parte russa considera que o projeto de resolução marroquino, levado ao Conselho de Segurança (CS) da ONU e vetado pela Rússia e China, enviou sinais desequilibrados às partes na Síria, ao propor exigências somente ao governo de Al-Assad.

Algumas qualificações do Ocidente sobre o resultado da votação no CS podem-se considerar indecentes, quase a ponto de histeria, declarou Lavrov. Aquele que fica bravo, quase nunca está correto, afirmou o chanceler russo em tom enigmático.

O principal agora é evitar que a situação saia do controle e desemboque em uma verdadeira guerra civil, afirmou o diplomata russo.

Grupos opositores, que pretendem criar um novo agrupamento, no qual reconhecem abertamente a existência de mercenários entre suas filas, como já o denunciou o Governo, atacam patrulhas, ônibus e ambulâncias, assim como dinamitam edifícios, denunciou a imprensa russa.

Ontem, o ministro russo do Exterior advertiu sobre a intromissão nos assuntos internos da Síria por parte da Liga Árabe, ao sustentar uma conversa telefônica com o secretário geral dessa organização regional, Nabil Al-Arabi.

O titular russo do Exterior chamou Al-Arabi a buscar enfoques mais equilibrados para a situação no Estado sírio.

Modificado el ( martes, 07 de febrero de 2012 )

Fonte:  
http://www.prensalatina.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=475530&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home