ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O petróleo do Brasil… Para os brasileiros? (+Vídeo)

A descoberta de importantes reservas de petróleo, próxima das costas do Brasil, poderia cair nas mãos de grandes empresas estrangeiras, em vez de se reverter em benefício do povo brasileiro, adverte o ecólogo e analista político, Alfredo Gutiérrez.

Segundo o especialista, “a maior parte das empresas petroleiras do mundo estão acostumadas a obter a maior parte das ações”, chegando a obter assinatura de convênios “de forma extraoficial”, ocultando em muitos casos a realidade ao povo.

Dai que Gutiérrez não se surpreende de que se repita agora este mesmo cenário no Brasil. Um dos instrumentos, amplamente explorado pelas corporações, é o acesso limitado à tecnologia, que não permite aos Estados desenvolverem, adequadamente, esta indústria, afirma o analista.

“É uma necessidade assegurar que os recursos naturais impliquem em benefício para os povos”, continua Gutiérrez. Segundo ele, historicamente, o que acontece, não apenas com o petróleo, senão com todos os recursos naturais no mundo, é que: “são controlados por investidores de empresas estrangeiras, em conivência com governos de turno, que se enriquece”, enquanto “os povos se empobrecem”.

Esta questão, considera o analista, pode ser resolvida através da nacionalização, que – segundo ele – “é o caminho a seguir”. Os povos, conclui Gutiérrez, têm que exigir de seus governantes que os recursos naturais nãos sejam controlados pelas empresas estrangeiras.



 

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home