ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Secretario de Defesa dos EUA acredita que Israel pode atacar ao Irã na primavera

O Secretario de Defesa dos EUA, Leon Panetta, acredita que Israel pode tomar a decisão de atacar ao Irã na próxima primavera, segundo informou hoje o colunista do diário The Washington Post, David Ignatius, que acompanha o secretario para cobrir o encontro com os ministros de Defesa da OTAN.

“Panetta acredita que existe uma alta probabilidade de que Israel atacará ao Irã em abril, maio ou junho”, informou Ignatius em sua coluna.

Tanto o secretario de Defesa americano como a Administração Obama tem deixado claro nas últimas semanas que o Irã podia cruzar uma “linha vermelha” se continuar dedicando-se ao desenvolvimento nuclear para construir uma bomba e que, caso isso aconteça, todas as opções, incluindo a ação militar, estariam sobre a mesa.  

No entanto, Israel poderia ser menos paciente já que considera que o Irã podia haver acumulado suficiente uranio enriquecido na primavera deste ano para produzir uma ogiva nuclear.

As preocupações de Panetta se fundamentam em que, diferença dos Estados Unidos, Israel não tem capacidade para atacar as instalações de enriquecimento do Irã, que se encontram a 200 metros sob a terra, e que ademais, Israel é consciente de que o arsenal de misseis iranianos é capaz de chegar a seu território com facilidade.

Além disso, a congelação das manobras militares conjuntas previstas no Golfo entre os EUA e Israel podiam alimentar as suspeitas de Panetta, embora esclareça que não tenham nada haver com as tensões com o Irã.

O Secretario de Defesa confirmou há algumas semanas atrás que ele e o ministro de Defesa Israelense Ehud Barak, propuseram as manobras militares conjuntas na área depois que o representante israelense sugeriu que Israel necessita de mais planejamento.

Estados Unidos e seus aliados na Europa promovem o incremento das sanções contra o Irã para que este país suspenda seu programa de desenvolvimento de energia nuclear que, segundo Washington, se encaminha para a fabricação de armas atômicas.

Fonte:

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home