ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Obama assina decreto que reforça sanções contra Irã

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta segunda-feira um decreto mediante o qual se confiscarão todos os bens do Governo iraniano, entre eles, os do Banco Central do Irã (BCI) e outras entidades financeiras, informou a Casa Branca.

O comunicado do Governo americano acusa ao BCI de “práticas fraudulentas” com o fim de exceder os limites produzidos pelas sanções impostas pelos EUA e seus aliados.

O recente decreto proporciona mais liberdade às instituições americanas para confiscar as propriedades das entidades financeiras estatais do Irã ou as que pratiquem transações com as entidades sancionadas.

“Irã deve a partir de agora enfrentar um nível sem precedentes de pressões, levadas a efeito pelas sanções, e cada vez mais forte, aplicado pelos Estados Unidos e outros países”, assinalou o comunicado do Departamento de Tesouro dos Estados Unidos.

Nos últimos meses, EUA e seus aliados impuseram embargos sobre o petróleo e o setor financeiro da República Islâmica do Irã. As sanções americanas implicam as multas para as entidades financeiras e comerciais, seja nacionais ou estrangeiras, que violem os embargos sobre o Irã.

A União Europeia, também, impôs na segunda-feira passada, unilateralmente, um “embargo gradual” a compra de petróleo iraniano. Além disso, sancionou ao BCI, a venda de diamantes, ouro e outros metais preciosos ao Irã.

As autoridades iranianas têm sustentado reiteradas vezes que estas sanções não afetam a vontade de Teerã quanto ao desenvolvimento de seu programa nuclear pacífico.

Em alusão a postura da UE, o ministro de Petróleo da República Islâmica do Irã, Rostam Qasemi, anunciou, sábado passado, que Teerã está estudando uma forma de anular suas exportações de petróleo a certos países europeus.


Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home