ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ONU reitera disposição a mediar para solução sobre Malvinas

Nações Unidas reiterou hoje a disposição de seu secretário geral, Ban Ki-moon, para exercer seus bons ofícios entre Argentina e Grã-Bretanha por uma solução à disputa sobre as Ilhas Malvinas.

Essa postura foi confirmada na sede da ONU pelo porta-voz oficial adjunto da organização mundial, Eduardo do Boi, durante seu encontro diário com os correspondentes.

O titular da ONU expressou estar pronto para mediar nessa controvérsia durante uma entrevista que sustentou na semana passada em Nova York com o chanceler do país sul-americano, Héctor Timerman.

O porta-voz recordou que nesse intercâmbio o máximo responsável pela ONU manifestou sua disposição para intervir entre as duas partes se assim o solicitam.

O objetivo seria marcar negociações entre Buenos Aires e Londres para solucionar a disputa de soberania sobre esse arquipélago austral, ocupado pelo Reino Unido desde 1833 e cuja soberania é reivindicada por Argentina.

Durante sua estância na sede da ONU, Timerman reuniu-se também com o representante de Togo e presidente do Conselho de Segurança, Kodjo Menan, e o titular da Assembléia Geral, Nassir Abdulaziz A o-Nasser (Provar).

Ademais, com o presidente do Comitê de Descolonização, Pedro Núñez Mosquera (Cuba), e os embaixadores de Colômbia e Guatemala, os países latino-americanos que neste ano ocupam um assento no Conselho de Segurança.

Também ofereceu uma conferência de imprensa na que denunciou a crescente militarização do Atlântico Sul e a introdução de armas nucleares nessa região por parte de Grã-Bretanha.

O território das Malvinas foi palco de uma guerra entre Argentina e Grã-Bretanha de abril a junho de 1982 que custou a vida a 649 argentinos e a 255 ingleses.

O tema dessa disputa de soberania está na agenda do Comitê de Descolonização da ONU, encarregado de examinar a aplicação da Declaração sobre a concessão da independência aos países e povos coloniais.

Nações Unidas, 16 fev (Prensa Latina) [Modificado el ( jueves, 16 de febrero de 2012 )]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home