ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Piedad Córdoba pede trégua bilateral para diálogo com as FARC

A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba propôs ao governo uma trégua bilateral para abri espaço para um diálogo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

A dirigente oposicionista, e facilitadora no processo de liberação de sequestrados em poder desse grupo rebelde, disse que o anuncio das FARC, de parar com os sequestros de civis, é um primeiro passo para avançar nessa direção.

“O governo (do presidente Juan Manuel Santos) deve pensar numa trégua bilateral, e tem que fazer com tranquilidade”, declarou Córdoba aos jornalistas, depois de reiterar que o diálogo é a única saída para o conflito armado.

Segundo a ex-senadora, o anuncio das FARC - de entregar 10 militares e policiais em seu poder e de por fim ao sequestro de civis com fins econômicos - é um gesto unilateral que abre espaço para um processo de paz com o governo.

Por ele, considerou que o Executivo colombiano deve se “encaminha com as pessoas que têm de sua absoluta confiança para buscar uma aproximação, com a maior tranquilidade, com as FARC, para poder chegar a uma mesa de negociação”.

O grupo rebelde anunciou, neste domingo passado, através de um comunicado, que entregará de maneira unilateral a 10 militares e policiais que estão em seu poder a uma década e que terminará com os sequestros de civis como sinal de paz.

Embora Santos tenha, na véspera dado boas vindas ao regresso e a liberdade dos cativos e oferecido às garantias para que o processo se cumpra sem tropeços, considerou insuficiente o fato para iniciar diálogo de paz.

Fonte:


Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home